Walter Benjamin e o teatro épico brechtiano

interrupção, estranhamento e despertar

Autori

  • Gilmário Costa UFG

Parole chiave:

Interrupção, estranhamento, teatro épico, revolução, despertar.

Abstract

O presente artigo pretende analisar as duas versões do ensaio O que é o teatro épico?, de Walter Benjamin, escritas em 1931 e em 1939, respectivamente. O foco residirá nas inter-relações entre os conceitos de interrupção, estranhamento e despertar, com os quais o autor esclarece as novas técnicas teatrais brechtianas e, simultaneamente, desenvolve aspectos da sua própria reflexão estética quanto aos liames entre arte, política e revolução. O artigo detém-se ainda em uma análise comparativa entre o romance A mãe, de Gorki, e a peça homônima de Brecht, com o objetivo de aquilatar mais concretamente o avanço do trabalho teórico.

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Pubblicato

2021-10-10

Come citare

COSTA, G. Walter Benjamin e o teatro épico brechtiano: interrupção, estranhamento e despertar. Kalagatos , [S. l.], v. 17, n. 2, p. 149–163, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6786. Acesso em: 21 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos