"A dignidade estética das palavras"
Adorno e o problema da linguagem filosófica
Parole chiave:
Linguagem, Expressão, Conceito, ObjetoAbstract
No horizonte em que a noção de conceito entra em crise, já não basta simplesmente apelar a ele. O propósito é outro: sem renunciar ao conceito, a tarefa é através dele mesmo, articular uma representação correta daquilo que é, per se, irrepresentável. Em outros termos, é preciso apresentar à linguagem o objeto. Isso não só imprime na linguagem um papel fundamental como ferramenta a esse outro modo de ser, mas deposita nela mesma a realização da crítica como práxis transformadora. Na linguagem, em geral, e na expressão e em certas características e elementos a ela associados, em particular, Adorno deposita a atividade interpretativa da filosofia como um ponto de encontro (uma espécie de imanência dialética) entre a linguagem (pensamento) e o objeto (coisa). O presente artigo visa posicionar o conceito de linguagem como categoria filosófica fundamental não apenas no que diz respeito à natureza geral da obra de Adorno, mas também – e especificamente – no quadro da chamada primeira etapa de sua produção intelectual.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ADORNO, Theodor. Teoria Estética. Trad. Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 2016.
ADORNO, Theodor. Kierkegaard: Konstruktion des Ästhetischen. Frankfurt am Main: Suhrkamp,1979.
ADORNO, Theodor. Dialética negativa. Trad. Marco Antonio Casanova. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
ADORNO, Theodor. Primeiros escritos filosóficos. Trad. Verlaine Freitas. São Paulo: Editora UNESP, 2018.
ADORNO, Theodor. Três estudos sobre Hegel. Trad. Ulisses Razzante Vaccari. São Paulo: Ed. UNESP, 2013.
ADORNO, Theodor. Noten zur Literatur I/II/III. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1974.
ADORNO, Theodor. Terminologia filosofica: tomo I. Versión española de Ricardo Sánchez Ortiz de Urbina Taurus Ediciones, S. A., 1983.
ADORNO, Theodor. Philosophie der neuen Musik. Frankfurt am Main, 2003.
ALMEIDA, Jorge de. Nota do tradutor. In: ADORNO, Theodor. Notas de Literatura I. Trad. Jorge de Almeida. São Paulo: Editora Duas Cidades; Ed. 34, 2003.
BUCK-MORSS, Susan. Origen de la Dialectica Negativa: Theodor W. Adorno, Walter Benjamin y el Instituto de Frankfurt. Trad. Nora Rabotnikof Maskivker. Cerro del Agua: Siglo Veintiuno Editores, 1981.
JAMESON, Fredric. O marxismo tardio: Adorno, ou a persistência da dialética. Trad. Luiz Paulo Rouanet. São Paulo: Fundação Editora da UNESP: Editora Boitempo, 1997.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Un inédit de Maurice Merleau-Ponty. In: MERLEAU-PONTY, Maurice. Parcoux deux, 1951-1961. Lagrasse, França: Verdier, 2000.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Fábio Caires Correia, Oneide Perius
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.