A Responsabilidade fruto da culpa:

Um diálogo entre Hannah Arendt e Karl Jaspers

Auteurs

  • Antonio Arruda Neto UFPE

Mots-clés :

Responsabilidade Política, Purificação, Hannah Arendt, Karl Jaspers

Résumé

O presente texto apresenta a relação da responsabilidade como consequência da culpa. O tema é problematizado a partir do pressuposto da responsabilidade político-jurídico em razão do Estado de exceção. No intuito de compreender, utilizou-se como fundamentação teórica, os pensamentos de Hannah Arendt e Karl Jaspers. Por essa razão, tem-se como problema de pesquisa: Em que medida o conceito de culpa em Karl Jaspers influencia o pensamento de Hannah Arendt sobre uma responsabilidade política – jurídico fruto de um governo de exceção? Em relação aos objetivos, tem-se: o geral em compreender a problemática. Enquanto, os objetivos específicos: (1) Identificar o conceito estado de exceção; (2) Analisar o conceito de culpa em Karl Jaspers e (3) Discutir a relação da responsabilidade político-jurídico fruto da culpa. Sendo assim, a pesquisa, constitui-se como uma revisão bibliográfica, estes articulados com os principais livros dos autores do referencial teórico:  de Jaspers, “A Questão da Culpa” (1945), enquanto de Hannah Arendt: “As Origens do Totalitarismo” (1961) e “Responsabilidade e Julgamento”(2003). Espera-se como resultado que ambos os conceitos sejam caracteres de responsabilidade política como forma de provocar uma inquietação social-política-jurídica, para evitar as políticas totalitárias. Pois, ambos os conceitos em sua convergência garantem a capacidade de aparecimento dos indivíduos ao espaço público e a condição de liberdade política.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

AGAMBEN, Giorgio. Meios Sem Fim: Notas Sobre a Política. Tradução de Davi Pessoa. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

AGAMBEN, Giorgio. O Que Resta de Auschwitz. Tradução de Selvino J. Assmann. São Paulo: Boitempo, 2008.

ARENDT, Hannah. As Origens do Totalitarismo. Tradução de Roberto Raposo. São Paulo: Companhia de Bolso, 2012.

ARENDT, Hannah. Responsabilidade e Julgamento. Tradução de Rosaura Eichenberg. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

ASSY, Bethania. Ética, Responsabilidade e Juízo em Hannah Arendt. 1. ed. São Paulo: Editora Perspectiva; São Paulo: Instituto Norberto Bobbio, 2015.

GÜNDOGDU, Ayden. A Apatridia e o Direito de Ter Direitos. In: RAYDEN, Patrick; (org.). Hannah Arendt: Conceitos Fundamentais. Tradução de José Maria Gomes de Souza Neto. Petrópolis: Editora Vozes, 2020.

JASPERS, Karl. A Questão da Culpa: A Alemanha e o Nazismo. Tradução de Claudia Dornbusch. São Paulo: Todavia, 2018.

JASPERS, Karl. Introdução ao Pensamento Filosófico. Tradução de Leonidas Hegenberg e Octanny Silveira da Mota. São Paulo: Cultrix, 2011.

RENSMANN, Lars. O Totalitarismo e o Mal. In: RAYDEN, Patrick; (org.). Hannah Arendt: Conceitos Fundamentais. Tradução de José Maria Gomes de Souza Neto. Petrópolis: Editora Vozes, 2020.

SOARES, Daniel Benevides. A Culpa e Responsabilidade: Um Diálogo entre Karl Jaspers & Eric Weil. Filosofia Unisinos, São Leopoldo, v. 22, n.2, p. 1-13, 2021.

Publiée

2023-09-18

Comment citer

ARRUDA NETO, A. A Responsabilidade fruto da culpa: : Um diálogo entre Hannah Arendt e Karl Jaspers. Kalagatos , [S. l.], v. 20, n. 3, p. eK23061, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/11074. Acesso em: 4 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos