A Dinâmica dos afetos de Spinoza e a homofobia:

Notas de uma aproximação do pensamento ético de Spinoza da intolerância sexual.

Autores/as

  • Whesley Fagliari dos Santos

Palabras clave:

Spinoza, Ética, Homofobia, Intolerância, Preconceito.

Resumen

O presente estudo tem como tema a reflexão sobre um problema que assombra milhares de pessoas: a violência gerada pelo preconceito em relação à orientação sexual, denominada de homofobia. A análise aqui proposta é conduzida sob a luz do pensamento ético desenvolvido pelo filósofo holandês Baruch de Spinoza (1632-1677). Embora o referido pensador não tenha tratado da homofobia de maneira nem específica e nem direta, é possível afirmar que Spinoza considera o preconceito e, consequentemente, a falta de empatia, como componentes que afastam o sujeito de alcançar êxito no caminho percorrido pelo ser humano para chegar ao estágio denominado felicidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BÍBLIA, Português. Bíblia Sagrada. 117ª edição rev. e atualizada no Brasil por Frei João José Pedreira de Castro, O.F.M. e equipe auxiliar da Editora. São Paulo: Editora Ave Maria Ltda., s.d.

SPINOZA, Baruch de. Ética. Trad. de Tomaz Tadeu. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

Publicado

2023-02-15

Cómo citar

DOS SANTOS, W. F. . A Dinâmica dos afetos de Spinoza e a homofobia: : Notas de uma aproximação do pensamento ético de Spinoza da intolerância sexual. Kalagatos , [S. l.], v. 20, n. 1, p. eK23004, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/9255. Acesso em: 22 jul. 2024.