Deleuze, Educação e Acontecimento:

Um percurso rizomático

Authors

  • Maiquel Cristian Reichert Universidade de São Paulo

Keywords:

Acontecimento, Educação, Estoicismo, Evento, Deleuze

Abstract

A ideia de Acontecimento pode dar uma importante contribuição à educação, algo sempre está acontecendo em ambientes pedagógicos, algo sempre pode acontecer, assim como a grama nunca para de crescer. Os ambientes educacionais são potencialidades à revelia de sua disciplinarização, o Acontecimento nos permite ver de forma singular as relações pedagógicas. Decidimos empreender uma viagem em torno desse conceito, dos estóicos até Deleuze, assim podendo traçar paralelismos entre o conceito e a educação. O que acontece em ambientes de aprendizagem? Abordaremos também a diferença entre evento e acontecimento, o primeiro termo tem sido mais associado á perspectiva pedagógica, por fim, o entendimento de acontecimento histórico.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Maiquel Cristian Reichert, Universidade de São Paulo

Doutorando em Educação pela FE/USP.

References

BADIOU, Alain. O ser e o evento. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 1996.

BRÉHIER, Émile. A teoria dos incorporais no estoicismo antigo. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2012. Disponível em: https://lelivros.love/book/baixar-livro-a-teoria-dos-incorporais-no-estoicismo-antigo-emile-brehier-em-pdf-epub-mobi-ou-ler-online/ Acesso em: 15/03/2021.

CARDOSO JR, Hélio. R. acontecimento e história: pensamento de Deleuze e problemas epistemológicos das ciências humanas. Trans/Form/Ação, Marília, v. 28, n. 2, p. 105–116, 2005. Disponível em:

https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/896/802 Acesso em: 22/01/2021.

DELEUZE, Gilles. Não somos pessoas, somos acontecimentos: Aula de Gilles Deleuze no Centro Universitário de Vincennes em 03/06/1980. Youtube. 1980. Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=1CpsFZUBkO8&ab_channel=RodrigoLucheta

Acesso em: 04/01/2021, 1:13:07.

DELEUZE, Gilles. Lógica do Sentido. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2015.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? São Paulo: Ed. 34, 2000a.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs Vol.1: Capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Ed. 34, 2000b.

DIAS, Sousa. Lógica do acontecimento: Introdução à filosofia de Deleuze. Lisboa: Ed. Documenta, 2012.

MÉNDEZ, Maria Del R. T. F. O evento artístico como pedagogia. 2015. 321 f., il. Tese (Doutorado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/22007#:~:text=O%20evento%20art%C3%ADstico%20como%20pedagogia.&text=Esta%20investiga%C3%A7%C3%A3o%20trata%20dos%20eventos,a%20virada%20pedag%C3%B3gica%20na%20arte.Acesso em: 04/03/2021.

MIRANDA, Wandeilson S. De. A Teoria dos incorporais e a Filosofia do acontecimento de Gilles Deleuze. Rev. Interd. em Cult. e Soc. (RICS), São Luis, v. 5, n. 2, p. 1–17, 2019. Disponível em:

http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/index Acesso em: 28/01/2021.

TEMPLE, Giovanna. C. Poder e resistência em Michel Foucault: uma genealogia do acontecimento. 2011. Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011. Disponível em:

https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/4792/4527.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 08/03/2021.

ZOURABICHVILI, François. O vocabulário de Deleuze. Rio de Janeiro: Ed. Relume Dumará, 2009. Disponível em:

https://www.redehumanizasus.net/sites/default/files/deleuze-vocabulario-francois-zourabichvili1.pdf Acesso em: 09/03/2021

ZOURABICHVILI, François. Deleuze: Uma filosofia do acontecimento. São Paulo: Ed. 34, 2016

Published

2023-02-15

How to Cite

REICHERT, M. C. Deleuze, Educação e Acontecimento: : Um percurso rizomático. Kalagatos, [S. l.], v. 20, n. 1, p. eK23005, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/8533. Acesso em: 23 nov. 2024.