O lugar da filosofia no currículo do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

Authors

DOI:

https://doi.org/10.52521/kg.v22i2.14565

Abstract

The study aims to investigate the place of philosophy in the curriculum of Vocational Education Integrated to High School courses at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rondônia (IFRO), and the impacts of the counter-reform on this modality. The research relied on documentary and bibliographic sources to analyze the process of IFRO curricular reorganization. The results show that even before the counter-reform, in 2013, the institution initiated a curricular reorganization, influenced by technical and budgetary constraints, which led to a streamlined curriculum and the reduction of philosophy class hours, although it remained present in all school grades of IFRO integrated high school education.

 

Downloads

Author Biographies

Gedeli Ferrazzo, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2009) e Mestrado Acadêmico em Educação pela Universidade Federal de Rondônia (2014). Atualmente é professora de filosofia no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Politecnica, Educação integral, Ensino Médio Integrado e Formação de professores.

Sheylla Chediak, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP/Araraquara (2020) na linha de Formação do Professor, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas. Mestre em Psicologia na linha de Psicologia Escolar e Processos Educativos. Especializações em Gestão Escolar (2004) e em Língua Inglesa e Literatura (2007). Graduada em Letras/Inglês pela Universidade Federal de Rondônia (2001). Formação técnica de nível médio em Magistério (com habilitação para Educação Infantil e Séries Iniciais). Dentre as principais temas de pesquisa estão: Formação do Professor, Gestão Escolar e Gestão da Comunicação na Escola, Internacionalização da Educação, Comunidades de Aprendizagem Profissional, Biletramento na infância, Aprendizagem de Línguas Estrangeiras, Tradução de Poesias, Análise do Discurso etc.Experiência em docência, gestão escolar e formação docente. Atualmente, é professora do Instituto Federal de Rondônia, Campus Porto Velho Calama, e atua em três grupos de pesquisas: Grupo de Estudos e Propostas sobre formação do Educador Contemporâneo (GEPFEC - UNESP), Núcleo de Pesquisas e Estudos Aplicados em Aprendizagem Ativa na Educação Básica, Técnica e Tecnológica (NUPAT - IFMS) e Núcleo de Estudos Históricos e Literários (NEHLI - IFRO).

References

ALVES, D. J. Gênese e Legado da História Contemporânea do Ensino de Filosofia no Brasil (1996-2004). Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 38, p. 1–42, 2024. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v38a2024-68055. Available at: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/68055. Accessed on: 8 out. 2024.

BRASIL. Lei 4.024/61. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União de 20 de dezembro de 1961.

BRASIL. Ministério da Educação e Saúde. Portaria n°. 22, de 7 de março de 1962. Dispõe sobre a composição dos currículos dos cursos técnicos de ensino médio. Diário Oficial da União. Capital Federal, 09 mar. 1962. n. 47, Seção 1, p. 2711.

BRASIL. Presidência da República. Medida Provisória nº 746, de 22 de setembro de 2016. Brasília: Presidência da República, 2016.

BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nos 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Avaliação e Reestruturação da Política Nacional de Ensino Médio. Brasília: MEC, 2023.

BRASIL. Lei n.º 14.945, de 31 de julho de 2024. Altera a Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, a fim de definir diretrizes para o ensino médio, e as Leis nº 14.818, de 16 de janeiro de 2024, 12.711, de 29 de agosto de 2012, 11.096, de 13 de janeiro de 2005, e 14.640, de 31 de julho de 2023. Brasília: Presidência da República, 2024.

CUNHA, L. A. O ensino profissional na irradiação do industrialismo [online]. 2nd. ed. São Paulo: Editora UNESP; Brasília, DF: FLACSO, 2005. Edição do Kindle

IFRO. Reorganização da oferta dos cursos técnicos de nível médio. IFRO, 2013a.

IFRO. Oficialização das Ementas da Base Nacional Comum e Núcleo Diversificado Parametrizadas pelos professores do IFRO. IFRO, 2013b.

IFRO. Resolução n.º 37/CONSUP/IFRO, de 20 de dezembro de 2011. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, do IFRO – Campus Colorado do Oeste. IFRO, 2010.

IFRO. Resolução n.º 029/CONSUP/IFRO, de 08 de setembro de 2014. Redimensionamento do Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, IFRO – Campus Vilhena. IFRO, 2014.

IFRO. Resolução n.º 32/CONSUP/IFRO, de 17 de dezembro de 2021. Diretrizes indutoras para a oferta de cursos técnicos integrados ao ensino médio IFRO. Porto Velho: IFRO, 2021.

IFRO. RESOLUÇÃO n.º 19/REIT - CEPEX/IFRO, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2022. Dispõe sobre a aprovação da reformulação do Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, modalidade Presencial, do Instituto Federal de Educação, Ciência IFRO/Campus Vilhena. IFRO, 2022.

KUENZER, A. Z. (Org.). Ensino médio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

KUENZER, A. Z. TRABALHO E ESCOLA: A FLEXIBILIZAÇÃO DO ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DO REGIME DE ACUMULAÇÃO FLEXÍVEL. Educação & Sociedade. 2017, vol.38, n.139, pp.331-354. Available at: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302017000200331&script=sci_abstract&tlng=pt. Accessed on: 02 jan. 2021.

RAMOS. M. Ensino Médio Integrado: Lutas Históricas e Resistências em Tempos de Regressão. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 27–49, 2017. DOI: 10.36524/ept.v1i1.356. Available at: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/356. Accessed on: 14 out. 2024.

SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Rev. Bras. Educ. [online]. 2007, vol.12, n.34, pp.152-165.

Published

2025-04-09

How to Cite

FERRAZZO, G.; CHEDIAK, S. O lugar da filosofia no currículo do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia. Kalagatos, [S. l.], v. 22, n. 2, p. e25017, 2025. DOI: 10.52521/kg.v22i2.14565. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/14565. Acesso em: 10 jul. 2025.

Issue

Section

Dossiê - Ensino de Filosofia nos Institutos Federais