O lugar da filosofia no currículo do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
DOI:
https://doi.org/10.52521/kg.v22i2.14565Abstract
The study aims to investigate the place of philosophy in the curriculum of Vocational Education Integrated to High School courses at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rondônia (IFRO), and the impacts of the counter-reform on this modality. The research relied on documentary and bibliographic sources to analyze the process of IFRO curricular reorganization. The results show that even before the counter-reform, in 2013, the institution initiated a curricular reorganization, influenced by technical and budgetary constraints, which led to a streamlined curriculum and the reduction of philosophy class hours, although it remained present in all school grades of IFRO integrated high school education.
Downloads
References
ALVES, D. J. Gênese e Legado da História Contemporânea do Ensino de Filosofia no Brasil (1996-2004). Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 38, p. 1–42, 2024. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v38a2024-68055. Available at: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/68055. Accessed on: 8 out. 2024.
BRASIL. Lei 4.024/61. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União de 20 de dezembro de 1961.
BRASIL. Ministério da Educação e Saúde. Portaria n°. 22, de 7 de março de 1962. Dispõe sobre a composição dos currículos dos cursos técnicos de ensino médio. Diário Oficial da União. Capital Federal, 09 mar. 1962. n. 47, Seção 1, p. 2711.
BRASIL. Presidência da República. Medida Provisória nº 746, de 22 de setembro de 2016. Brasília: Presidência da República, 2016.
BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nos 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Avaliação e Reestruturação da Política Nacional de Ensino Médio. Brasília: MEC, 2023.
BRASIL. Lei n.º 14.945, de 31 de julho de 2024. Altera a Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, a fim de definir diretrizes para o ensino médio, e as Leis nº 14.818, de 16 de janeiro de 2024, 12.711, de 29 de agosto de 2012, 11.096, de 13 de janeiro de 2005, e 14.640, de 31 de julho de 2023. Brasília: Presidência da República, 2024.
CUNHA, L. A. O ensino profissional na irradiação do industrialismo [online]. 2nd. ed. São Paulo: Editora UNESP; Brasília, DF: FLACSO, 2005. Edição do Kindle
IFRO. Reorganização da oferta dos cursos técnicos de nível médio. IFRO, 2013a.
IFRO. Oficialização das Ementas da Base Nacional Comum e Núcleo Diversificado Parametrizadas pelos professores do IFRO. IFRO, 2013b.
IFRO. Resolução n.º 37/CONSUP/IFRO, de 20 de dezembro de 2011. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, do IFRO – Campus Colorado do Oeste. IFRO, 2010.
IFRO. Resolução n.º 029/CONSUP/IFRO, de 08 de setembro de 2014. Redimensionamento do Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, IFRO – Campus Vilhena. IFRO, 2014.
IFRO. Resolução n.º 32/CONSUP/IFRO, de 17 de dezembro de 2021. Diretrizes indutoras para a oferta de cursos técnicos integrados ao ensino médio IFRO. Porto Velho: IFRO, 2021.
IFRO. RESOLUÇÃO n.º 19/REIT - CEPEX/IFRO, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2022. Dispõe sobre a aprovação da reformulação do Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, modalidade Presencial, do Instituto Federal de Educação, Ciência IFRO/Campus Vilhena. IFRO, 2022.
KUENZER, A. Z. (Org.). Ensino médio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
KUENZER, A. Z. TRABALHO E ESCOLA: A FLEXIBILIZAÇÃO DO ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DO REGIME DE ACUMULAÇÃO FLEXÍVEL. Educação & Sociedade. 2017, vol.38, n.139, pp.331-354. Available at: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302017000200331&script=sci_abstract&tlng=pt. Accessed on: 02 jan. 2021.
RAMOS. M. Ensino Médio Integrado: Lutas Históricas e Resistências em Tempos de Regressão. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 27–49, 2017. DOI: 10.36524/ept.v1i1.356. Available at: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/356. Accessed on: 14 out. 2024.
SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Rev. Bras. Educ. [online]. 2007, vol.12, n.34, pp.152-165.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Gedeli Ferrazzo, Sheylla

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.