Sobre o conhecimento na tradição e em Heidegger
DOI:
https://doi.org/10.23845/kalagatos.v14i2.6280Schlagworte:
Conhecimento, Dicotomia sujeito-objeto, Fenomenologia hermenêuticaAbstract
Nossa atenção está normalmente direcionada para as coisas que conhecemos, mas também podemos direcionar nossa atenção para o conhecer ele mesmo. Nesse movimento emerge a necessidade de encontrar razões, justificativas, fundamentos para o fenômeno. Na tradição esses fundamentos tendem a ser a busca de uma instância última que dê garantias suficientes para podermos justificar o conhecimento. Martin Heidegger, como mostraremos, esforça-se por perfurar essas teorias para alcançar as raízes fáticas, o solo primário e originário que acaba ficando oculto pelas cristalizações teóricas, sem negar sua validade, mas enfatizando a necessidade de manter o acesso às condições de possibilidade finitas também aberto.
Downloads
Literaturhinweise
BLACKBURN, Simon. Verdade: um guia para perplexos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006. GUIGNON, C (org). Poliedro Heidegger. Lisboa: Instituto Piager, 1993.
HEIDEGGER, Martin. Introdução à metafísica. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro; Brasí-lia: Ed. Universidade de Brasília, 1978.
HEIDEGGER, Martin. Ser y Tiempo. Chile: Editorial Universitária, 1998.
HEIDEGGER, Martin. Gelassenheit. Stuttgart: Klett-cotta, 2014. - GA 63 – Ontologie (Hermeneutik der Faktizität) (Sommersemester 1923). Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1995.
HESSEN, Johannes. Teoria do Conhecimento. Coimbra: Arménio Amado Editora, 1980.
MORENTE, M. Garcia. Fundamentos de Filosofia – lições preliminares. 8ª edição. Editora Mestre Jou, 1980.
SCHUCK, Rogério. Apropriação da Tradição. Saarbrücken: Novas Edições Acadêmicas, 2013.
SEIBT, Cezar Luís. Por uma antropologia existencial-originária – aproximações ao pensamento de Martin Heidegger. Ijuí: Ed. Unijuí, 2015.
.SEIBT, Cezar Luís. Sobre o conhecimento na tradição e em Heidegger.Kalagatos, Forta-leza, v. 14, n. 2, 2017, p. 339-350