Interlocuções epistemológicas sobre o binômio normal/patológico entre Freud, Canguilhem e Lewin

Autor/innen

  • Kelly Moreira de Albuquerque

DOI:

https://doi.org/10.23845/kalagatos.v11i21.6110

Schlagworte:

Sigmund Freud, Georges Canguilhem, Kurt Lewin, Epistemologia

Abstract

Trata-se de uma investigação sobre a dualidade conceptual normal/patológico em Freud mediante a perspectiva epistemológica de Lewin e Canguilhem. Buscamos, numa perspectiva lewiniana, exclusivamente entre a diferenciação entre os modos aristotélico e galiléico de pensamento, saber o quanto esta dualidade expressaria o modo de pensamento galiléico e o que há do modo aristotélico e, numa análise canguilhemiana, tentamos formalizá-la com a ajuda do que Canguilhem expôs prioritariamente sobre a normatividade de vida e as diferenças entre normalidade e saúde e, anormalidade e patologia. Consideramos que ao falar sobre
plasticidade e adesividade libidinais, ele teria estabelecido um continuum entre estas categorias em relação: em vez de opô-las em dicotomias aristotélicas, ele as teria conectado dialeticamente como verdadeiras dualidades ou séries de fenômenos que compreenderiam uma variação contínua entre si.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Veröffentlicht

2021-07-14

Zitationsvorschlag

MOREIRA DE ALBUQUERQUE , . K. . Interlocuções epistemológicas sobre o binômio normal/patológico entre Freud, Canguilhem e Lewin. Kalagatos , [S. l.], v. 11, n. 21, p. 401–434, 2021. DOI: 10.23845/kalagatos.v11i21.6110. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6110. Acesso em: 19 mai. 2024.