O confronto das descrições das emoções
Fenomenologia versus Neurobiologia
Abstract
Neste trabalho nos debruçaremos sobre o ensaio do filósofo da mente João Fernandes Teixeira intitulado “Uma nota sobre Sartre e Damásio ou as emoções entre a Fenomenologia e a Neurobiologia.” A partir deste analisaremos a teoria das emoções de Jean-Paul Sartre em o “Esboço para uma teoria das Emoções” e do neurobiólogo António Damásio “Em busca de Espinosa”. Abordaremos brevemente a teoria das emoções de Jesse Prinz e outra abordagem da neurosciência. Por enfim, proporemos que a síntese para a busca do sentido que quer Sartre deveria supor a junção das linguagens e várias formas de abordagem dos fenômenos emocionais.
Downloads
Literaturhinweise
DAMÁSIO, R. António. En busca de Spinoza: Neurobíologia de la emoción y los sentimientos. Trad. Castellana de Joandomènec Ros. –Barcelona: Crítica, 2005.
FERRETTI, Marcelo Galletti. O Estatuto do Corpo em Esquisse D’une Théorie Des
Émotions, de Jean-Paul Sartre. Trans/Form/Ação, Marília, v. 36, n. 3, p. 129-154, Set./Dez., 2013.
LENT, Roberto. Cem bilhões de neurônios. São Paulo: Artmed, 2003.
SARTRE, Jean-Paul. Esboço para uma Teoria das Emoções. Trad. Paulo Neves. –Porto Alegre: L&PM, 2008.
SASS, Simeão Donizeti. Esboço de uma Teoria Sartreana das Emoções. Reflexão, Campinas, 32 (92). p. 35-49, jul./dez., 2007.
TEIXEIRA, João de Fernandes. Uma nota sobre Sartre e Damásio ou as emoções entre a fenomenologia e a neurobiologia In: Filosofia da Mente: Neurociência, Cognição e Comportamento. –São Paulo: Ed. Claraluz, 2005.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2023 Sâmara Araújo Costa
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.