Possíveis relações entre o método de Paulo Freire e o método da economia política de Karl Marx

Autores

  • André Ricardo Dias Santos IF Sertão PE

Palavras-chave:

Educação, Karl Marx, Método, Paulo Freire

Resumo

Neste trabalho trataremos da relação entre o método teórico de Paulo Freire e o método da economia política de Karl Marx. Observamos que o método de Marx fora utilizado como base das formulações de Freire no campo da educação, precisamente na crítica da escola tradicional e em favor de uma proposta metodológica que, assim como em Marx, inverta a proposição idealista do conhecimento do objeto na relação entre o geral e o particular. No campo da luta de classes e das relações sociais de produção que a engendram, o método correto se configura numa analítica do ser social e de sua práxis criadora.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BENJAMIN, W. O capitalismo como religião. In: O capitalismo como religião. São Paulo: Boitempo, 2013.

BENJAMIN, W. Sobre o conceito de história. In: Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Ed. Brasiliense, 2005, pp. 222-234.

BRAUDEL, F. História e ciências sociais: a longa duração. In: NOVAIS, Fernando et al (orgs.) Nova história em perspectiva. São Paulo: Cosac Naify, 2011, pp. 86-121.

CHAUÍ, Marilena. A ideologia da competência. In: Escritos de Marilena Chauí, vol.03. Belo horizonte: Autêntica editora, 2014.

DEWEY, J. A concepção democrática da educação. In: John Dewy /Robert B. Westbrook. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana: 2010, pp. 85-11.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 38. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004.

FURTADO, Celso. Formação econômica do Brasil, 1959.

HAN, Byung-Chul. A sociedade do cansaço. São Paulo: Editora Vozes, 2015.

KEHL, M. R. Bovarismo brasileiro. São Paulo: Boitempo, 2018.

MARX, Karl. Grundrisse. São Paulo: Boitempo, 2011.

THOMPSON. E. P. A história vista de baixo. In: As peculiaridades dos ingleses e outros artigos. Campinas: Ed. da Unicamp, 2001.

Downloads

Publicado

2021-12-15

Como Citar

SANTOS, A. R. D. Possíveis relações entre o método de Paulo Freire e o método da economia política de Karl Marx. Kalagatos , [S. l.], v. 18, n. 2, p. 91–106, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/7376. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos