Possíveis relações entre o método de Paulo Freire e o método da economia política de Karl Marx
Palavras-chave:
Educação, Karl Marx, Método, Paulo FreireResumo
Neste trabalho trataremos da relação entre o método teórico de Paulo Freire e o método da economia política de Karl Marx. Observamos que o método de Marx fora utilizado como base das formulações de Freire no campo da educação, precisamente na crítica da escola tradicional e em favor de uma proposta metodológica que, assim como em Marx, inverta a proposição idealista do conhecimento do objeto na relação entre o geral e o particular. No campo da luta de classes e das relações sociais de produção que a engendram, o método correto se configura numa analítica do ser social e de sua práxis criadora.
Downloads
Referências
BENJAMIN, W. O capitalismo como religião. In: O capitalismo como religião. São Paulo: Boitempo, 2013.
BENJAMIN, W. Sobre o conceito de história. In: Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Ed. Brasiliense, 2005, pp. 222-234.
BRAUDEL, F. História e ciências sociais: a longa duração. In: NOVAIS, Fernando et al (orgs.) Nova história em perspectiva. São Paulo: Cosac Naify, 2011, pp. 86-121.
CHAUÍ, Marilena. A ideologia da competência. In: Escritos de Marilena Chauí, vol.03. Belo horizonte: Autêntica editora, 2014.
DEWEY, J. A concepção democrática da educação. In: John Dewy /Robert B. Westbrook. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana: 2010, pp. 85-11.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 38. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004.
FURTADO, Celso. Formação econômica do Brasil, 1959.
HAN, Byung-Chul. A sociedade do cansaço. São Paulo: Editora Vozes, 2015.
KEHL, M. R. Bovarismo brasileiro. São Paulo: Boitempo, 2018.
MARX, Karl. Grundrisse. São Paulo: Boitempo, 2011.
THOMPSON. E. P. A história vista de baixo. In: As peculiaridades dos ingleses e outros artigos. Campinas: Ed. da Unicamp, 2001.