A Rádio Benja e os podcasts

Autores

  • Felipe Gonçalves Pinto
  • Marcelo Senna Guimarães

Palavras-chave:

ensino de filosofia, produto educacional, rádio, podcast

Resumo

As reflexões sobre o rádio realizadas na época do surgimento desta tecnologia de comunicação oferece elementos para pensarmos a produção de produtos educacionais digitais hoje, quando temos à mão um outro dispositivo técnico que permite a produção de podcasts. Entre o final da década de 1920 e o início da década de 1930, Walter Benjamin, Bertolt Brecht, Ernst Schoen e outros [autores, produtores, artistas] pensaram o potencial comunicacional do rádio, considerando sua função social, sua audiência e o modelo dos programas que então podiam ser produzidos. Benjamin indica a oposição entre uma cultura de acúmulo e guarda do conhecimento, cujo centro é o livro, na qual o ensino é entendido como transmissão filantrópica de um mestre douto a discípulos incultos, e uma outra concepção formativa de caráter comunicacional, própria à modernidade do rádio e de seus ouvintes. A radiodifusão possuía em suas próprias bases tecnológicas o potencial de ampliar progressivamente o espaço público de fala e escuta, de reflexão dialógica e de crítica. A análise diagnóstica da função social do rádio, enquanto instituição cultural, mostra que ela caminhou no sentido da restrição daquele potencial, limitando-se à propagação unilateral da mensagem, como transmissão de informação de um para muitos, e à instrumentalização das transmissões como propaganda mais ou menos explícita para massas de ouvintes passivos, sujeitos à manipulação e moldados para o consumo. A audiência, constituída por indivíduos solitários, tende a aderir a programas no formato do entretenimento.  Entrevê-se a possibilidade de criação de modelos de programa que proporcionem o entretenimento e algo mais. Esse algo mais foi experimentado por meio de exercícios da atenção, da memória, da linguagem e da capacidade de julgar dos ouvintes, orientados para a ampliação inclusiva do debate público conjugado com o acesso a informações relevantes para participação na construção de um mundo comum. A exploração de potencialidades latentes permite adequar os meios técnicos e dar ao rádio um lugar próprio entre os procedimentos artísticos, na busca da promoção de um engajamento cognitivo e estético dos ouvintes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANPOF. Comunidade ANPOF, 2021. Disponível em: < https://www.anpof.org.br/comunidade/>. Acesso em: 15 de nov. de 2021.

AVELAR, K. et. al. Podcast: trajetória, temas emergentes e agenda. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 41° Joinville. Anais eletrônicos. Joinville: Intercom, 2018, p.1-15. Disponível em: <https://portalintercom.org.br/anais/nacional2018/resumos/R13-0147-1.pdf>. Acesso em: 15 de nov. de 2021.

BENJAMIN, Walter. The work of art in the age of its technological reproductibility, and other writings on media. Cambridge, Massachussets, Londres: The Belknap Press of Harvard University Press, 2008.

BENJAMIN, W. Selected writings. Vol. 2, part 1, 1927-1930. Cambridge, Massachussets, Londres: The Belknap Press of Harvard University Press, 1999.

BENJAMIN, W. A hora das crianças: narrativas radiofônicas. Rio de Janeiro: Nau Editora, 2015.

BRECHT, Bertolt. Bertolt Brecht on film and radio. Londres; Nova Deli; Nova Iorque; Sidney: Bloomsbury, 2000.

BRUNO, Fernanda et alli (orgs.). Tecnopolíticas da vigilância: perspectivas da margem. São Paulo: Boitempo, 2018.

BUFARAH JUNIOR, Alvaro. “Podcast e as novas possibilidades de monetização na

radiodifusão”. Radiofonias — Revista de Estudos em Mídia Sonora, Mariana-MG, v.

, n. 01, p. 33-48, jan./abr. 2020.

FÁVARI, Cesira Elisa de. Narrativas Benjaminianas: discrição e engenhosidade como figuras pedagógicas possíveis. Tese (Doutorado) – Programa de

Pós em Educação Escolar da Faculdade de Ciências

e Letras, UNESP, Araraquara, 2020.

FEENBERG, Andrew. Racionalização subversiva: tecnologia, poder e democracia. In NEDER (2010, p. 67-96).

FERRARETTO, Luiz Alberto. Rádio contemporâneo: o modelo de negócio e o poder de referência do meio sob tensão. Revista Eptic, v. 21, n. 2, mai.-ago., 2019, p. 154-170.

FREIRE, Eugênio Pacceli Aguiar. “O conceito educativo de podcast”. Revista Educação, Formação & Tecnologia, v. 6, n. 1, pp. 35-51, Julho, 2013.

FREIRE, E. “Podcast: breve história de uma nova tecnologia educacional”. Educação em Revista, Marília, v. 18, n. 2, pp. 55-70, Jul.-Dez., 2017.

GAGNEBIN, Jeanne-Marie. “Da escrita filosófica em Walter Benjamin”. In: Leituras de Walter Benjamin. Márcio Seligmann-Silva (org.). São Paulo: FAPESP: Annablume, 2007.

HAGEN, Wolfgang. “On the minute”: Benjamin’s silent work for the German Radio. 2006. Disponível em: http://www.whagen.de/PDFS/10986_HagenOntheMinuteBe_2006.pdf. Acessado em: 28 set. de 2020.

HAN, Byung-Chul. No enxame: perspectivas do digital. Petrópolis: Editora Vozes, 2018.

JAEHO, Walter Kang. Walter Benjamin and the media: the spectacle of modernity. Polity Press, 2015.

JENNINGS, M. W.; LEVIN, T. Y. The publishing industry and radio. In BENJAMIN (2008, p. 343-352).

JENNINGS, M. W.; LEVIN, T. Y. Editor’s introduction. In BENJAMIN (2008, p. 1-18).

LOPES, Marcos Carvalho. “Filosofia Pop” e a construção de outros cenários filosóficos no Brasil. Entrevista concedida a Luís Thiago Freire Dantas e Adilbênia Freire Machado. ANPOF, 19 nov. de 2021. Disponível em: https://anpof.org/comunicacoes/entrevistas/filosofia-pop-e-a-construcao-de-outros-cenarios-filosoficos-no-brasil. Acesso em: 27 nov. de 2021.

MARQUES, Bárbara Romeika Rodrigues. O uso de podcasts no ensino de Ciências Humanas. Revista do Seminário Mídias & Educação do Colégio Pedro II, n.2, Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: < https://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/midiaseeducacao/article/download/945/679>. Acesso em: 15 nov. de 2021.

NEDER, Ricardo T. (org.). A teoria crítica de Andrew Feenberg. Brasília: Editora UNB, 2010.

PODCAST ANPOF: Metapodcast: Filosofia e Formação. Participantes: Debora Fofano, Douglas Lopes, Felipe Pinto, Janyne Sattler, Marcelo Guimarães, Márcio Jarek, Maurício Cossio. [S.l.]: ANPOF, 29 out. de 2021. Podcast. Disponível em: < https://www.anpof.org/comunicacoes/podcast-anpof/metadpocast-filosofia-e-formacao>. Acesso em: 15 nov. de 2021.

PRIMO, Alex. Para além da emissão sonora: as interações no podcasting. Intexto, Porto Alegre: UFRGS, v. 2, n. 13, p. 1-23, julho/dezembro 2005.

RÁDIO MOSAICO: UM PROGRAMA DE RÁDIO ESCRITO POR WALTER BENJAMIN. Roteiro: Carla Milani Damião e Maria Ângela de Ambrosis Pinheiro Machado. Trilha sonora: David Castelo. Edição de som: Arthur Bandeira. Edição de vídeo: Carolina Assunção e Alves. Projeto de Extensão Aisthesis e Katastrophe: estudos midiáticos de percepção e dramaturgia. Jornada Walter Benjamin 2020. UFG, 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=w2TJW7ujyJg. Acesso em: 25 nov. de 2020.

WILLIAMS, Raymond. Televisão: tecnologia e forma cultura. São Paulo: Boitempo Editorial, 2016.

Downloads

Publicado

2021-12-15

Como Citar

PINTO, F. G. . .; GUIMARÃES, M. S. . A Rádio Benja e os podcasts. Kalagatos , [S. l.], v. 18, n. 2, p. 54–75, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/7188. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos