Impossibilidade da renúncia do uso público da razão em Hannah Arendt

“Eichmann em jeru-salém, a banalidade do mal”

Autores

  • Edimar Brígido
  • Fábio André Santos Muniz
  • Fátima Raquel Szinwelski

DOI:

https://doi.org/10.23845/kalagatos.v14i2.6262

Palavras-chave:

Política, ética, Renúncia, Faculdade de julgar, Uso político da razão

Resumo

O artigo pretende revisitar a definição de uso público da razão e a impossibilidade da sua renúncia segundo Hannah Arendt com base em elementos que ela identificou na obra: “Eichmann em Jerusalém, um relato sobre a banalidade do mal”. Para tanto, apresenta uma breve evolução do conceito ético-políti-co de razão e seu uso de Sócrates até o Ilu-minismo e aponta a ligação do pensamento de Arendt ao de Kant, para identificar a am-pliação que ela faz da análise do uso da fa-culdade de julgar desenvolvida por ele. Isso porque a visão oitocentista da faculdade de julgar se mostrou insuficiente para explicar os efeitos históricos que a renúncia ao uso público da razão acarreta para a civilização a partir do fim do século XIX até os dias de hoje. Isso por força da escalada dos geno-cídios e massacres do período. Para isso, colheu-se dados históricos, literários e de reflexões de autores, cujo pensamento é próximo ao de Arendt e recorreu-se a outras obras da autora, tudo para ilustrar e explicar que a escalada genocida e dos massacres se dá em consonância com o crescimento das sociedades de massa industrial e pós--industrial. A conclusão a que se chega é de que a renúncia à faculdade de julgar deri-vada do modelo econômico e social atual e leva a uma aporia: uma contraditória amea-ça à vida em nome da vida.

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Publicado

2021-07-17

Como Citar

BRÍGIDO, E. .; ANDRÉ SANTOS MUNIZ, F.; RAQUEL SZINWELSKI, F. Impossibilidade da renúncia do uso público da razão em Hannah Arendt: “Eichmann em jeru-salém, a banalidade do mal”. Kalagatos , [S. l.], v. 14, n. 2, p. 21–36, 2021. DOI: 10.23845/kalagatos.v14i2.6262. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6262. Acesso em: 5 nov. 2024.