Interlocuções epistemológicas sobre o binômio normal/patológico entre Freud, Canguilhem e Lewin

Autores

  • Kelly Moreira de Albuquerque

DOI:

https://doi.org/10.23845/kalagatos.v11i21.6110

Palavras-chave:

Sigmund Freud, Georges Canguilhem, Kurt Lewin, Epistemologia

Resumo

Trata-se de uma investigação sobre a dualidade conceptual normal/patológico em Freud mediante a perspectiva epistemológica de Lewin e Canguilhem. Buscamos, numa perspectiva lewiniana, exclusivamente entre a diferenciação entre os modos aristotélico e galiléico de pensamento, saber o quanto esta dualidade expressaria o modo de pensamento galiléico e o que há do modo aristotélico e, numa análise canguilhemiana, tentamos formalizá-la com a ajuda do que Canguilhem expôs prioritariamente sobre a normatividade de vida e as diferenças entre normalidade e saúde e, anormalidade e patologia. Consideramos que ao falar sobre
plasticidade e adesividade libidinais, ele teria estabelecido um continuum entre estas categorias em relação: em vez de opô-las em dicotomias aristotélicas, ele as teria conectado dialeticamente como verdadeiras dualidades ou séries de fenômenos que compreenderiam uma variação contínua entre si.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-07-14

Como Citar

MOREIRA DE ALBUQUERQUE , . K. . Interlocuções epistemológicas sobre o binômio normal/patológico entre Freud, Canguilhem e Lewin. Kalagatos , [S. l.], v. 11, n. 21, p. 401–434, 2021. DOI: 10.23845/kalagatos.v11i21.6110. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6110. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos