Bullying na Escola

brincadeira ou agressão?

Autori

  • Maria Marciana Lima Soares UECE
  • Mayara Setúbal Oliveira Araújo Universidade Estadual do Ceará
  • Germana Paixão Universidade Estadual do Ceará
  • Leustene dos Santos Vieira Universidade Estadual do Ceará
  • Maria Yasmim Maia Ferreira Universidade Estadual do Ceará

Parole chiave:

Comportamento escolar;, Violência;, Intervenções.

Abstract

O presente trabalho buscou esclarecer e trazer intervenções a respeito das práticas de violência ocorridas dentro dos ambientes escolares conhecidas por bullying. Distinguir até que ponto se é considerado uma brincadeira ou agressão, e alertar a comunidade escolar sobre tais comportamentos. Diante dessa problemática, realizou-se uma pesquisa em uma escola de Ensino Médio, com alunos do sexo masculino e feminino, com faixa etária de 15 a 17 anos de idade, com permissão concedida pela direção da escola e pelos pais através do termo de concordância, destacando as práticas de bullying vivenciadas pela escola e, com os resultados obtidos, foram propostas ações de controle e combate ao bullying, junto a escola para os pontos encontrados.

Riferimenti bibliografici

ALVES, George Luiz; FERREIRA, Romário Machado. O bullying no ambiente escolar. Revista Saúde e Meio Ambiente, v. 9, n. 3, p. 82-96, 2019.

BARBOSA, Andra Aparecida Dionízio; SOARES, Marianne Silva; PEREIRA, Janeide Mendes. Características associadas a vítimas de bullying nas escolas brasileiras. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, v. 15, n. 2, p. 791-799, 2018.

BERNARDINI, CRISTINA HELENA; MAIA, HELENICE. Bullying escolar: uma análise do discurso de professores. Polêm! ca, v. 9, n. 2, p. 99-104, 2010.

CARVALHOSA, Susana Fonseca; MOLEIRO, Carla; SALES, Célia. A situação do bullying nas escolas portuguesas. Interacções, v. 5, n. 13, 2009.

DA SILVA, Gilson Pequeno et al. Bullying e violência no ambiente escolar: uma revisão de literatura no período de 2015-2019. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 11, n. 13, p. e860-e860, 2019.

DE OLIVEIRA, Agnes Schutz; DA SILVA ANTONIO, Priscila. Sentimentos do adolescente relacionados ao fenômeno bullying: possibilidades para a assistência de enfermagem nesse contexto. Revista eletrônica de enfermagem, v. 8, n. 1, 2006.

DOS REIS, Ana Paula Alves et al. As consequências do bullying nas escolas e o papel fundamental da comunidade escolar para intervir e solucionar esse problema. Educere-Revista da Educação da UNIPAR, v. 16, n. 1, 2016.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. (2019). Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem revela impacto do bullying nas escolas. (INEP). Recuperado de http://portal.inep.gov.br/artigo/- /asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv /content/pesquisa-internacional-sobre-ensino-eaprendizagem-revela-impacto-do-bullying-nas-escolas/21206.

LEMOS, Alana et al. A LEI DO BULLYING: Instruindo jovens e adolescentes no combate ao bullying nas escolas. Anais do Seminário Científico do UNIFACIG, n. 4, 2019.

LEVANDOSKI, Gustavo et al. Análise de fatores associados ao comportamento bullying no ambiente escolar: Características cineantropométricas e psicossociais. 2009.

MARANGONI, Pedro Henrique Santos Decanini; VERISSIMO, Danilo Saretta. Intencionalidade e comportamento: a percepção vivente em Merleau-Ponty. Rev. abordagem gestalt., Goiânia , v. 24, n. 1, p. 75-83, abr. 2018 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud .org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-6867201800010000 9&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 17 nov. 2020. http://dx.doi.org/10.18065/RAG.2018v24n1.8.

MARCOLINO, Emanuella de Castro et al. Bullying: prevalência e fatores associados à vitimização e à agressão no cotidiano escolar. Texto & Contexto-Enfermagem, v. 27, n. 1, 2018.

RONDINA, J. M. ; MOURA, J. L. ; CARVALHO, M. D. de. Cyberbullying : o complexo bullying da era digital. Revista Saúde Digital Tecnologia e Educação. Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 20-41, jan./jul. 2016.

OLIVEIRA, Wanderlei Abadio de et al. Saúde do escolar: uma revisão integrativa sobre família e bullying. Ciência & Saúde Coletiva, v. 22, p. 1553-1564, 2017.

UNESCO, Violência na Escola: América Latina e Caribe. In: ABRAMOVAY, Miriam. Enfrentando a violência na escola: Um enfoque do Brasil. p. 89- 150. Brasília, 2003.

##submission.downloads##

Pubblicato

2021-06-10

Come citare

Lima Soares, M. M., Setúbal Oliveira Araújo, M. ., Paixão, G., dos Santos Vieira, L., & Maia Ferreira, M. Y. (2021). Bullying na Escola: brincadeira ou agressão?. Conexão ComCiência, 1(3). Recuperato da https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5296