Perspectivas teóricas do gênero narrativo fantástico e uma análise do conto O Horla de Guy de Maupassant
Parole chiave:
Fantástico; Literatura Fantástica; Teoria da Literatura.Abstract
O presente trabalho discute a teoria da Literatura Fantástica na visão de Todorov (2012) em Introdução à literatura fantástica, livro no qual foi apreciada a concepção do Fantástico na perspectiva tradicional, e na de Ana Luiza Silva Camarani (2014) em A literatura fantástica: caminhos teóricos, que trata da vertente contemporânea desse gênero. Nesse sentido, a pesquisa buscou enfatizar de modo comparativo essas duas teorias, com a finalidade de elucidar as transformações que o Fantástico sofre desde sua ascensão, no século XVIII, até o século XIX, a fim de fazer apontamentos sobre a evolução do gênero. Tais transformações serão mostradas no conto O Horla do escritor francês Guy de Maupassant, por meio de uma análise literária.
Riferimenti bibliografici
BOTTING, Fred. Gothic. Simultaneously published in the USA and Canada. This edition published in the Taylor & Francis e-Library, 2005. Disponível em: http://www.academia.edu/5307551/144174613-Fred-Botting-Gothic-the-New-Critical-Idiom-Bookos-org. Acesso em: 12 dez. 2016.
CALVINO, Ítalo (Org.). Contos fantásticos do século XIX: o fantástico visionário e o fantástico cotidiano. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
CAMARANI, Ana Luiza Silva. A literatura fantástica: Caminhos teóricos. São Paulo, SP: Cultura acadêmica: 2014.
CASTEX Pierre-Georges. Anthologie du conte fantastique francais. In: TODOROV, Tzvetan. Introdução à Literatura Fantástica. 3º Ed. São Paulo: Perspectiva, 2012.
CALLOIS, Roger. Au coeur du fantastique. In: TODOROV, Tzevetan. Introdução à Literatura Fantástica. 3º Ed. São Paulo: Perspectiva, 2012.
CYRINO, Hélio Fernando Ferreira; PENHA, Carlos. Filosofia Hoje. Campinas: Papiros, 1986.
GUSDORF, Georges. Mito e Metáfisica. São Paulo: Convívio, 1979.
LAROUSSE. Dicionário Larousse francês/português – português/francês: Míni [coordenação editorial José A. Galvez]. 2ª ed. - São Paulo: Larousse do Brasil, 2008.
MACHADO, Luís Eduardo Wexell. Vertentes do Fantástico do gótico à álgebra mágica. 1ª Edição. Petrópolis: KBR, 2013. Disponível em: https://www.kilibro.com/books/9788581801360/vertentes-do-fantastico-do-gotico-a-algebra-magica. Acesso em: 06 fev. 2015.
MAUPASSANT, Guy de. O Horla, 1877. In: PAES, José Paulo. Histórias Fantásticas. Edgar Allan Poe et al. Coordenação e seleção de textos de José Paulo Paes. 5.ed. São Paulo: Ática, 2004. (Col. Para gostar de ler).
PAES, José Paulo. As Dimensões do Fantástico: Gregos e Baianos. I: OLIVEIRA, Renan Fornaziero de; CONESSA, Mara Keylla Medeiros. Entre o Real e o Sobrenatural: o fantástico de Guy de Maupassant. In: II Colóquio da Pós-Graduação em Letras da UNESP/Assis, 2010, Assis. Anais do II Colóquio da Pós-Graduação em Letras da UNESP/Assis. Assis: Editora da UNESP/Assis, 2010. v. 1.
PAGRLIONE, Marcela. Aparições do sobrenatural em “Os Cães de Baskerville”, da minissérie Sherlock (BBC). In: Anais: III Colóquio “Vertentes do Fantástico na Literatura” Faculdade de Ciências e Letras de Assis 13 a 16 de maio de 2013
PEDRA, Luís Cláudio Nogueira. A Construção do fantástico na literatura. Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora. Edição nº 13,1º semestre de 2012. Disponível em: http://www2.unemat.br/avepalavra/EDICOES/13/artigos/nogueirapedra.pdf. Acesso em: 01 abr. 2017.
TODOROV, Tzevetan. Introdução à Literatura Fantástica. 3º Ed. São Paulo: Perspectiva, 2012.
VAX, L. L’Art et a Littérature fantastiques. In: TODOROV, Tzvetan. Introdução à Literatura Fantástica. 3º Ed. São Paulo: Perspectiva, 2012.
VOLOBUEF, Karin. Uma leitura do Fantástico: A invenção de Morel (A. B. Casares) e o processo (F. Kafka). Revista Letras, Curitiba, n. 53, p. 109-123. jan./jun. 2000. Editora da UFPR. Disponível em: http://revistas.ufpr.br/letras/article/view/18866. Acesso em: 04 ago. 2015.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2021 marcus vinícius souza e souza
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.