Desenvolvimento profissional no Facebook sensível à diversidade cultural
: Formação de futuros professores de ciências
Mots-clés :
Tecnologia, Facebook, Desenvolvimento profissional, Diversidade cultural, Formação inicial de professores de ciênciasRésumé
Este trabalho tem como objetivo identificar as contribuições do desenvolvimento profissional do professor para a formação inicial de futuros professores de ciências através do uso do Facebook sensível à diversidade cultural. A participante do estudo trabalhou como professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), localizado em Senhor do Bonfim-BA. Foi utilizada pesquisa qualitativa, baseada na autobiografia e narrativas de uma professora, tendo como referência a Análise de Conteúdo para analisar os dados coletados no diário de campo. Os resultados indicam que a professora afirma que se atualizou por meio do uso do Facebook, influenciando na melhoria do ensino na formação inicial de futuros professores de ciências, considerando a diversidade cultural. Conclui-se que a profissionalização docente permite o professor ampliar conhecimentos sobre os ambientes virtuais de aprendizagem para realizar educação com significados.
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