O papel do ensino de biologia na formação crítica a respeito da relação entre animais humanos e não humanos
Mots-clés :
Senciência, Especismo, Animais não humanosRésumé
O Ensinar de Biologia deve utilizar diversas metodologias e contextualizar os conteúdos. Nesse processo, a Educação Ambiental e o debate acerca das relações dos animais humanos e não humanos são a oportunidade de gerar um pensamento crítico e a sensibilização para conscientização No entanto, frequentemente o Ensino de Biologia se dá por meio de contextualizações antropocêntricas, utilitaristas e especistas não avançando para um debate mais complexo e ampliado que considere aspectos éticos da vida dos animais. Esta pesquisa buscou definir quais abordagens neste ensino podem favorecer um possível processo de tomada de consciência dos alunos e que impactos podem ser gerados a partir de uma intervenção didática que privilegie um debate contextualizado e relacional dos conteúdos. Foi realizada uma intervenção em um Colégio Estadual em Ponta Grossa-PR, com uma turma de segundo (2º) ano do Ensino Médio, por meio da aplicação de questionário antes e após a intervenção didática como atividade significativa que problematizou as relações dos animais humanos e não humanos. Os dados coletados nos questionários e analisados por meio de gráficos evidenciaram o antropocentrismo, utilitarismo e especismo implícitos nas respostas anteriores a intervenção didática e após a realização desta percebeu-se que mudanças expressivas ocorreram em diversos aspectos, como discussões construtivas por meio dos conceitos aplicados e relações com o cotidiano dos alunos e alunas. Com isto pôde-se verificar quais os conhecimentos prévios dos alunos envolvidos, selecionar estratégias relevantes ao ensino do tema, e avaliar o impacto desta metodologia para um possível processo de tomada de consciência.
Références
ANDA. Filósofo Peter Singer fala sobre nossos deveres perante os animais não humanos. ANDA. Disponível em: <https://www.anda.jor.br/2013/11/filosofo-peter- singer-fala-obra-liberta/>. Acesso em: 20 set. 2018.
ANDREOLI, C. V. et al. Biodiversidade: a importância da preservação ambiental para manutenção da riqueza e equilíbrio dos ecossistemas. Coleção Agrinho, p. 443-463 (s.d.). Disponível em: <https://www.agrinho.com.br/site/wp-content/uploads/2014/09/28_biodiversidade.pdf> Acesso em: 15 nov. 2018.
ARESEMARES. Extraordinária jornada de agradecimento de uma manada de elefantes da África do sul. Disponível em:
<https://www.aresemares.com/index.php/noticias/extraordinaria-jornada-de- agradecimento-de-uma-manada-de-elefantes-da-africa-do-sul/>. Acesso em: 16 mai. 2018.
AZEVEDO, E. de. Vegetarianismo. Demetra: Alimentação, Nutrição E Saúde, Vitória, v. 8, p. 275-288, jun./ago. 2013. Disponível em: . Acesso em: 06 jun. 2017.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições Setenta, 1977. 229 p.
BONELLA, A. E. Exploração benigna de animais?. Princípios Revista De Filosofia, NATAL, v. 20, n. 33, p. 35-45, jan./jun. 2013. Disponível em:
<https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/7508>. Acesso em: 06 jun. 2017.
BRASIL. Constituição Federal (1988). Artigo 225 par. 1º, inciso VII.
Da Ordem Social, Do Meio Ambiente. Brasília, DF, 06 jun. 2017. Disponível em: <https://www.senado.leg.br/atividade/const/con1988/con1988_06.06.2017/art_225_. asp>. Acesso em: 22 set. 2018.
BRASIL. Lei no 9.795, de 27 de Abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília, DF, 27 abr. 1999. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9795.htm>. Acesso em: 22 set. 2018.
BRAZ, L. C. F. dos S.; SILVA, Tagore Trajano De Almeida. O processo de coisificação animal decorrente da teoria contratualista racionalista e a necessária ascensão de um novo paradigma. Revista Brasileira de Direito, [S.l], v. 11, n. 2, out./nov. 2015. Disponível em: <https://seer.imed.edu.br/index.php/revistadedireito/article/view/985>. Acesso em: 14 jun. 2017.
BRÜGGUER, P. Nós e os outros animais: especismo, veganismo e educação ambiental. Linhas Críticas, Brasilia, v. 15, n. 29, p. 197-214, jul./dez. 2009. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/6409/5784>. Acesso em: 16 ago. 2017.
CAMARGO, I.J.B. Experiências ordinárias para refletir sobre o cotidiano escolar. In: CAMARGO, A.M.F. e MARIGUELA, M. (orgs). Cotidiano escolar: emergência e invenção. Piracicaba: Jacintha Editores, 2007.
COLTRO, F. L. Z.; FERREIRA, Yoshiya Nakagawara. Especismo e a percepção dos animais. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, Maringá, Paraná, v. 33, n. 1, p. 75-80, jul./nov. 2010. Disponível em: <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciHumanSocSci/article/viewFile/7827/7 827>. Acesso em: 17 set. 2018.
CUTTS, S. Man. Steve Cutts. 2012. (3m37s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?time_continue=4&v=WfGMYdalClU>. Acesso em: 16 mai. 2018.
DIAS, M. C. L. C. As diferenças entre os conceitos de moral no utilitarismo de Bentham e John Stuart Mill: a moralidade como derivada das respectivas noções de natureza humana. Princípios Revista de Filosofia, Natal, v. 19, n. 32, p. 483-506, jun./dez. 2012. Disponível em:
<https://periodicos.ufrn.br/principios/article/viewFile/7581/5644>. Acesso em: 22 set. 2017.
ÉTICA ANIMAL. Circos e outros espetáculos. Disponível em: <http://www.animal- ethics.org/exploracao-animal/animais-usados-entretenimento/circos-outros- espetaculos/>. Acesso em: 10 set. 2018.
FARIA, C.; PAEZ, E. Anthropocentrism and speciesism: conceptual and normative issues. Revista de Bioética y Derecho, Espanha, n. 32, p. 95-103, jul./set. 2014. Disponível em: <http://scielo.isciii.es/pdf/bioetica/n32/09_bioetica-animal.pdf>. Acesso em: 02 out. 2017.
FREIRE, P. Conscientização Teoria e Prática da Libertação: Uma Introdução ao Pensamento de Paulo Freire. Cortez & Moraes, São Paulo, 1979. Disponível em:
<http://www.dhnet.org.br/direitos/militantes/paulofreire/paulo_freire_conscientizacao. pdf>. Acesso em 13 jan. 2017.
GODOY, M. T.; LABURÚ C. E. Experimentação animal no ensino de ciências: uma abordagem didática baseada na aprendizagem significativa subversiva. Enseñanza De Las Ciencias, Sevilla, Espanha, set. 2017. Disponível em:
<https://ddd.uab.cat/pub/edlc/edlc_a2017nEXTRA/74_-
_Experimentacao_Animal_no_Ensino_de_Ciencias.pdf>. Acesso em: 08 ago. 2018.
INSTITUTO HUMANISTA UNISINOS. Declaração de Cambridge sobre a consciência em animais humanos e não humanos.
Disponível em: <http://www.ihu.unisinos.br/172-noticias/noticias-2012/511936-declaracao-de- cambridge-sobre-a-consciencia-em-animais-humanos-e-nao-humanos>. Acesso em: 06 fev. 2018.
LEVAI, L. F. Direito animal: uma questão de princípios. Diversitas, São Paulo, n. 5, 2016. 231-242. Disponível em: <http://diversitas.fflch.usp.br/sites/diversitas.fflch.usp.br/files/10_LEVAI,%20L.F.%20Direito%20animal%20uma%20quest%C3%A3o%20de%20princ%C3%ADpios_0.pdf> Acesso em 19 set. 2018.
MOLAR, J. O. A alteridade na educação: noção em construção. Nupem, Campo Mourão, v. 3, n. 5, p. 61-72, ago./dez. 2011. Disponível em:
<http://www.fecilcam.br/revista/index.php/nupem/article/viewFile/59/42>. Acesso em: 04 out. 2017.
MINAYO, M.C. de S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 22º edição Editora Vozes. Petrópolis, 1993. 80 p.
REGAN, T. Jaulas Vazias: Encarando os desafios dos direitos animais. Editora Lugano. Porto Alegre, Rio Grande do Sul. 2006. 266 p.
RODRIGUES, A. R. F. Ensino de biologia e educação ambiental: uma leitura Peirceana das formas de relação dos animais humanos com os não humanos. Londrina, n. 42, 2015. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual de Londrina. Disponível em:
<http://www.uel.br/pos/mecem/arquivos_pdf/TESE_DOUTORADO_ADRIANA_FERR EIRA.pdf> Acesso em 23 mai. 2018.
SANTOS, J. R. dos; BONOTTO, D. M. B. Educação ambiental e animais não humanos: linguagens e valores Atribuídos por professoras do ensino fundamental. Revistas USP, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 9-27, 201./mar. 2018. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/pea/article/view/55940/59326>. Acesso em: 15 jun. 2017.
SILVA, J. O. M. da. Especismo: Porque os animais não-humanos devem ter seus interesses considerados em igualdade de condições em que são considerados os interesses semelhantes dos seres humanos. Ethica, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. 51- 62, jun. 2009. Disponível em:
<https://periodicos.ufsc.br/index.php/ethic/article/view/1677-2954.2009v8n1p51>. Acesso em: 12 mai. 2018.
SOUZA, R. S. de; ALBUQUERQUE, L.. Sobre o olhar antropocêntrico: o ser humano e o jardim zoológico. INTERthesis, Florianópolis, v. 12, n. 1, p. 117-129, jan./jun. 2015. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/interthesis/article/view/1807- 1384.2015v12n1p117>. Acesso em: 05 out. 2017.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Fernanda Toczek 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.