O papel do ensino de biologia na formação crítica a respeito da relação entre animais humanos e não humanos
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Resumen
O Ensinar de Biologia deve utilizar diversas metodologias e contextualizar os conteúdos. Nesse processo, a Educação Ambiental e o debate acerca das relações dos animais humanos e não humanos são a oportunidade de gerar um pensamento crítico e a sensibilização para conscientização No entanto, frequentemente o Ensino de Biologia se dá por meio de contextualizações antropocêntricas, utilitaristas e especistas não avançando para um debate mais complexo e ampliado que considere aspectos éticos da vida dos animais. Esta pesquisa buscou definir quais abordagens neste ensino podem favorecer um possível processo de tomada de consciência dos alunos e que impactos podem ser gerados a partir de uma intervenção didática que privilegie um debate contextualizado e relacional dos conteúdos. Foi realizada uma intervenção em um Colégio Estadual em Ponta Grossa-PR, com uma turma de segundo (2º) ano do Ensino Médio, por meio da aplicação de questionário antes e após a intervenção didática como atividade significativa que problematizou as relações dos animais humanos e não humanos. Os dados coletados nos questionários e analisados por meio de gráficos evidenciaram o antropocentrismo, utilitarismo e especismo implícitos nas respostas anteriores a intervenção didática e após a realização desta percebeu-se que mudanças expressivas ocorreram em diversos aspectos, como discussões construtivas por meio dos conceitos aplicados e relações com o cotidiano dos alunos e alunas. Com isto pôde-se verificar quais os conhecimentos prévios dos alunos envolvidos, selecionar estratégias relevantes ao ensino do tema, e avaliar o impacto desta metodologia para um possível processo de tomada de consciência.
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