Fatores motivacionais e o desinteresse pelas aulas de ciências sob o ponto de vista dos alunos dos anos finais do ensino fundamental em uma escola no município de Beberibe, Ceará
Mots-clés :
Ensino, Motivação, Aprendizagem, AlunoRésumé
A educação se comparada aos tempos mais remotos dispõe de ferramentas que fariam do ensino um instrumento de uso humano. Embora isso, ainda não é levado a sério. O presente estudo teve como objetivo analisar o que motiva os alunos dos anos finais em aprender ciências em uma escola pública de Ensino Fundamental no município de Beberibe-CE. Este contou com uma amostra de três professores licenciados em Ciências Biológicas, e 20 alunos, de 8° e 9º anos de uma escola municipal situada na zona litorânea do município. A pesquisa foi desenvolvida com o auxílio do Google Formes, os dados foram organizados por meio do Microsoft Excel. Através deste estudo, constatou se que os alunos demonstram pouco interesse pelo ensino de ciências, o que é decorrente da realidade escolar. Além disso, permitiu alunos e professores refletir sobre a importância do professor, e do ambiente escolar no processo de ensino aprendizagem.
Références
ALMEIDA, Denise A. R.; KAULFUSS, Marco A. Motivação no contexto escolar. Revista Inf. Disponível em: <http://fait.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/hc4VXP8LC68MPyJ_2014-4-16-21-1-33.pdf>. Acesso em: 03 de Out. de 2020.
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução n. 510, de 07 de abril de 2016. Aprova diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Brasília, Diário Oficial da União, 07 abr. 2016.
CAVALCANTE M. B et al. O ensino de geografia sob um enfoque motivador. GAIA SCIENTA. Recebido em 18 de agosto de 2015. Aceito em 14 de junho de 2016. Publicado em 30 de setembro de 2016. Disponível em: <https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/gaia/article/view/25274/17619>. Acesso em: 29 de Dezembro de 2020.
JOVEM PAN. Brasil tem 4,8 milhões de crianças e adolescentes sem internet. Jovem Pan/Agencia Brasil. Pub. em: Disponível em: <https://jovempan.com.br/noticias/brasil/brasil-4-8-milhoes-criancas-e-adolescentes-sem-internet.html#:~:text=Uma%20pesquisa%20divulgada%20pelo%20Fundo,acesso%20%C3%A0%20internet%20em%20casa.&text=H%C3%A1%20escolas%20que%20t%C3%AAm%20infraestrutura,impacta%20o%20aprendizado%20das%20crian%C3%A7as>. Acesso em: 20 de Dez. de 2020.
KNUPPE, Lucianne. Motivação e desmotivação: desafio para as professoras do ensino fundamental. Educar em Revista, Curitiba, n.27, p. 277-290, 2006. Disponível em: . Acesso em: 18 de Set. de 2019.
LIMA, K. E. C.; VASCONCELOS, S. D.; Análise da metodologia de ensino de ciências nas escolas da rede municipal de Recife. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.14, n.52, p. 397-412, jul./set. 2006. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/ensaio/v14n52/a08v1452.pdf>. Acesso em: 12 de Maio de 2020.
LOURENÇO, A. A.; PAIVA, M. O. A. de. A motivação escolar e o processo de aprendizagem. Ciências e Cognição. Pub. em 15 de Ago. de 2010, v.15, n.2, p. 132-141, 2010. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/pdf/cc/v15n2/v15n2a12.pdf>. Acesso em: 10 de Maio de 2020.
MINAYO, M. C. de S.; SANCHES, O. Quantitativo-qualitativo: oposição ou complementaridade? Caderno de Saúde Pública, v. 9, n. 3, p. 239-262, 1993.
MORALES, Marcia de L.; ALVES, Fábio L. O desinteresse dos alunos pela aprendizagem. Cadernos PDE. Versão Online. Vol. 1. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_artigo_ped_unioeste_marciadelourdesmorales.pdf>. Acesso em: 17 de Set. de 2019.
NICOLA, Jéssica Anese; PANIZ, Catiane Mazocco. A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no ensino de biologia. Infor, Inov. Form., Rev. NEaD-Unesp, São Paulo, v. 2, n. 1, p.355-381, 2016. ISSN 2525-3476. Disponível em: <https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:X2XK2RYmJt8J:https://ojs.ead.unesp.br/index.php/nead/article/download/InFor2120167/pdf+&cd=2&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em: 19 de Set. de 2019.
SANTOS, A. C.; CANEVER, C. F.; GIASSI, M. G.; FROTA, P. R. O.; A Importância do Ensino de Ciências na percepção de estudantes de Escolas da Rede Pública Municipal De Criciúma – SC: Revista Univap, São José dos Campos-SP, v. 17, n. 30, Dez. 2011. Disponível em: <https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/29/26>. Acesso em: 10 de Maio de 2020.
SILVA, G. da S.; MORBECK, L.L.B. Utilização de modelos didáticos como instrumento pedagógico de aprendizagem em citologia. Disponível em: <https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:jRKYoTfCqcYJ:https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/viewFile/1732/2552+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em: 10 de Dez. de 2020.
UNICEF. UNICEF alerta: garantir acesso livre à internet para famílias e crianças vulneráveis é essencial na resposta à Covid-19. Para cada Criança - Unicef Brasil. Pub. em: 12 de Maio de 2020. Disponível em: <https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/unicef-alerta-essencial-garantir-acesso-livre-a-internet-para-familias-e-criancas-vulneraveis>. Acesso em: 28 de Dez. de 2020.
VIEIRA, Fernando L.; SILVA, Glenda M.; PERES, Juliane P. S.; ALVES, Elis D. L. Causas do desinteresse e desmotivação dos alunos nas aulas de Biologia. Univ. Hum. Brasília, v. 7, n. 1/2, p. 95-109, Jan. / Dez. 2010. Disponível em: <https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/universitashumanas/article/view/1061/12>. Acesso em: 16 de Nov. de 2019.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Luana Paula de Lima, Camila Tâmires Alves Oliveira, Jailson Tavares Cruz, Charles Ielpo Mourão 2021
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.