Projeto de Extensão Saúde Mental e Bem-estar na Universidade: se reinventando ante o cenário de pandemia
Palabras clave:
Saúde Mental, Comunicação, Meios digitais, ExtensãoResumen
Ante o cenário causado pelo coronavírus (SARS-CoV-2) e suas repercussões, desde 2020 a comunidade acadêmica, a própria extensão e a sociedade necessitaram readaptar-se e criar novos modos de interação. Este artigo tem como foco relatar as ações de extensão universitária relacionadas ao projeto de extensão voltado a “Saúde Mental e Bem-Estar” que teve como objetivo produzir conteúdo, difundir conhecimentos e informações e contribuir na promoção da saúde mental, bem-estar e cuidado de uma forma acessível. Trata-se de um estudo de delineamento qualitativo descritivo, e utilizou como técnica de coleta de dados a observação participante para o relato de experiência. As ações desenvolvidas por meio de estratégias virtuais/digitais que serão mencionadas ocorreram no ano de 2020 e 2021, porém ocorreu uma primeira edição na modalidade presencial em 2019. Apesar das barreiras iniciais, conseguimos nos reinventar e alcançar nosso objetivo. Desse modo, trouxemos visibilidade ao tema da saúde Mental e bem-estar psicológico e contribuímos para o fortalecimento das políticas e ações voltadas ao tema.
Citas
FERRARI, P. Jornalismo Digital. São Paulo: Contexto, 2003.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2017.
KUNSCH, M. M. K. Comunicação Organizacional na era digital: contextos, percursos e possibilidades. In: CONGRESSO IBEROAMERICANO DE COMUNICACIÓN, 9, 2006, Sevilla (Espanha). Anais [...]. Sevilla, Espanha: 2006.
MINAYO, M. C. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
MINAYO, M. C. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12ª ed. São Paulo: Hucitec, 2010.
OLIVEIRA, S. A.; HENRIQUE, J. L. Índice de maturidade das mídias sociais - Instrumento de estratégia de marketing de relacionamento para as pequenas e médias empresas. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 40, 2016, Costa do Sauípe (BA). Anais[...]. Costa do Sauípe, BA: ANPAD, 2016.
PEREIRA, E. R.; SAWAIA, B. B. Práticas grupais: espaço de diálogo e potência. São Carlos: Pedro & João, 2020.
PROJETO SAÚDE MENTAL UNIPAMPA. s. d. Disponível em: <https://www.instagram.com/projetosaudementalunipampa>.
RECUERO, R. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.
RIOS, I. O., RHODEN, J.L.M, KASPER, L.D, RHODEN, V. Relações Púbicas no Projeto Saúde Mental e Bem-estar da Universidade. In. Andres, F. S., Rhoden, V,. Experiências e perspectivas: 10 anos do curso de Relações Públicas da Unipampa. Santa Maria, RS: FACOS – UFSM, 2020. Disponível em: https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/relacoespublicas/files/2020/08/livro-relacoes-publicas-10-anos.pdf . Acesso em 05 de março de 2022.
SOMEKH, B.; JONES, L. Observação. In: SOMEKH, B.; LEWIN, C. (Orgs.). Teoria e métodos de pesquisa social. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015. p. 183-191.
VASCONCELOS, L. Planejamento de comunicação integrada: manual de sobrevivência para organizações do século XXI. São Paulo: Summus, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Juliana Lima Moreira Rhoden, Dr. Valmor Rhoden, Bianca A. da Rosa
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.