TICs e extensão universitária na pandemia do Covid-19
relato de experiência com um projeto de Judô na UFT Tocantinópolis
DOI:
https://doi.org/10.52521/revccc.v4i4.10707Palabras clave:
Acesso às Tecnologias da Informação e Comunicação, Extensão Universitária, Pandemia da Covid-19, JudôResumen
O presente trabalho teve como objetivo relatar uma experiência formativa com o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em um projeto de extensão universitária de prática do Judô, sediado na Universidade Federal do Tocantins – Campus Tocantinópolis, realizado de forma remota em tempos de pandemia do Covid-19. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa de campo, de caráter interventivo, sistematizada em três momentos: I) descrição da composição dos materiais gráficos e audiovisuais no projeto; II) estruturação dos encontros virtuais no formato de lives; III) apresentação das informações obtidas por meio da aplicação de um questionário aberto com oito participantes do projeto. A partir da análise qualitativa dos registros identificamos que o uso das TICs foram indispensáveis para a manutenção do projeto no primeiro ano da pandemia, apesar das fragilidades pontuadas, auxiliando na mediação do atendimento a comunidade universitária, proporcionando uma melhor qualidade de vida a partir da prática do Judô.
Citas
BARBOSA, Milena Cristian do Nascimento; ALMEIDA, Márcia Taynara M.; FARIAS, Mayrhon José Abrantes; SOUZA, Adriano Lopes de. Desafios e possibilidades do Estágio Supervisionado em Educação Física: a experiência com o ensino híbrido. Revista docência e Cibercultura, v. 6, p. 252-266, 2022.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação. Portugal: Ed. Portugal, 1994.
DÍAZ-CASTRILLÓN, Francisco Javier; TORO-MONTOYA, Ana Isabel. SARS-CoV-2/COVID-19: el virus, la enfermedad y la pandemia. Medicina y Laboratorio, v. 24, n. 3, p. 183-205, 2020.
GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas. v. 35, n. 3, p. 20-29, 1995.
GUALANO, Bruno; TINUCCI, Taís. Sedentarismo, exercício físico e doenças crônicas. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. São Paulo. v. 25, p. 37-43, dez. 2011.
GUIMARÃES, Jean Augusto Coelho; GUERRA, Paulo Henrique; UENO, Deisy Terumi; CHRISTOFOLETTI, Ana Elisa Messetti; NAKAMURA, Priscila Missaki. Estudo transversal sobre uso de ferramentas virtuais para orientar a atividade física durante a COVID-19. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, [S. l.], v. 25, p. 1–8, 2020.
KANO, Jigoro. Energia mental e física: escritos do fundador do Judô. São Paulo, Pensamento: 2008a.
______. Judô Kodokan. São Paulo: Cultrix, 2008b.
LORANDI, Paulo Angelo. Extensão universitária como responsabilidade social: análise de uma prática. Revista Eventos Pedagógicos, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 148–167, 2016.
MOLINA NETO, Vicente. Etnografia: uma opção metodológica para alguns problemas de investigação no âmbito da Educação Física. In: MOLINA NETO, Vicente; TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo da Silva. (Org.). A pesquisa qualitativa na Educação Física: alternativas metodológicas. Edição Revisada e Ampliada. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, p.107-140, 2004.
OKAZAKI, Victor Hugo Alves; DASCAL, Juliana Bayeux; OKAZAKI, Fábio Heitor Alves; TEIXEIRA, Luís Augusto. Ciência e tecnologia aplicada à melhoria do desempenho esportivo. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 11, n. 1, p. 143-157, 2012.
OLIVEIRA F.L.B., ALMEIDA JÚNIOR J. J. Motivations of nursing students that seek to act in extension projects: an experience at the Health Science School of Trairí/UFRN. Revista Espaço Saúde. v. 16, n. 1, 2015.
OLIVEIRA, Aldair J.; RANGEL, Alice G.; HENRIQUE, José; VALE, Wesley; NUNES, Walter J.; RUFFONI, Ricardo. Aspectos motivacionais de praticantes de judô do sexo masculino. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 40, n. 2, p. 156-162, 2018.
OLIVEIRA, Lucia Conde de; VIEIRA, Sâmia Barros; SOUSA, Hevelanya Albano de; NOGUEIRA, Maria Sônia Lima; BRITO, Célia Lima Machado; FERNANDES, Isabelle Rocha. Diálogos entre Serviço Social e Educação Popular: Reflexão baseada em uma experiência científico-popular. Serviço Social & Sociedade, n. 114, p. 381-397, 2013.
ORNELL, Felipe; SCHUCH, Jaqueline B.; SORDI, Anne O.; KESSLER, Félix Henrique P. “Pandemic fear” and COVID-19: Mental health burden and strategies. Brazilian Journal of Psychiatry. v. 42, n. 3, p. 232 – 235, 2020.
PASSINI, Gabriel Katayama; MATTHIESEN, Sara Quenzer. Sobre a produção de material didático para o ensino do atletismo na escola com auxilio das tecnologias da informação e comunicação. Arquivos em Movimento, v. 12, n. 2, p. 52-63, 2017.
PEREIRA, Camila Fernanda P.; SILVA, Samara Rubia; FARIAS, Mayrhon José Abrantes ; MADEIRA, Ernesto Vandré Teixeira. O surf em tempos de aprendizagens remotas: experiências do estágio curricular supervisionado em Educação Física. Caderno de Educação Física e Esporte, v. 21, p. 1, 2023.
PITANGA, Francisco José Gondim; BECK, Carmem Cristina; PITANGA, Cristiano Penas Seara. Atividade física e redução do comportamento sedentário durante a pandemia do Coronavírus. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 114, n. 6, p. 1058-1060, 2020.
POSSAMAI, Vanessa Dias; SILVA, Priscilla C.; SILVA, Wagner A.; SANT`HELENA, Débora P.; GRIEBLER, Eliane M.; VARGAS, Gilvana G. de; MARTINS, Valéria Feijó; GONÇALVES, Andréa K. Uma nova realidade: aulas remotas de atividade física para idosos na pandemia de Covid-19. Revista Kairós: Gerontologia, v. 23, p. 77-98, 2020.
RAIOL, Rodolfo A. Praticar exercícios físicos é fundamental para a saúde física e mental durante a Pandemia da COVID-19. Brazilian Journal of Health Review, v. 3, n. 2, p. 2804-2813, 2020.
SANTOS, Daiane Silva dos; SILVA, Pedro Herculano Santos; SANTOS, Úrsula Pérsia Paulo; SOUZA, Tatiana de; FERREIRA, Marcela Santos; SILVA, Júlio César Santos. Impactos emocionais e fisiológicos do isolamento durante a pandemia de COVID-19. Enfermería actual en Costa Rica, n. 40, 2021.
SEBRIAM, Débora Cristina. S. Utilização das tecnologias da informação e comunicação no ensino de Educação Física. 2009. 184 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Mídias para a Educação) – Universidade Técnica de Lisboa, Portugal; Universidade Nacional de Educação a Distância, Espanha; Universidade de Poitiers, França, 2009.
SOUZA, Francis Ribeiro de; MOTTA-SANTOS, Daisy; SOARES, Douglas S.; LIMA, Juliana Beust de; CARDOZO, Gustavo G.; GUIMARÃES, Luciano Santos P.; NEGRÃO, Carlos Eduardo.; SANTOS, Marcelo R. Physical Activity Decreases the Prevalence of COVID-19-associated Hospitalization: Brazil EXTRA Study. medRxiv, 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS. Assuntos Comunitários e Ações Afirmativas. www.uft.edu.br, 2021. Disponível em: <https://ww2.uft.edu.br/index.php/proex/assuntos-comunitarios> Acesso em: 02, abril, 2021.
VIANA, Andrezza Farias; REIS, Bill Clinton Divino dos; COSTA, Priscila dos Anjos; SANTOS, Marlene Cunha. O uso do Google Classroom como ferramenta tecnológica no ensino. Conexão ComCiência, [S. l.], v. 3, n. 2, 2023.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Antônio Marcos Lago da Silva, Glória Maria Oliveira Martins Farias, Adriano Lopes de Souza, Mayrhon José Abrantes Farias
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.