TEACHING SKILLS AND SKILLS BEFORE LEARNING DIFFICULTIES IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL

Authors

  • Carolaine Queiroz Oeste Paulista
  • Ademir Henrique Manfre

DOI:

https://doi.org/10.52521/revccc.v2i4.8439

Keywords:

Competências; Habilidades; Dificuldades; Aprendizagem.

Abstract

This research proposal has the general objective of investigating which competences and skills the teacher needs to develop in order to promote the teaching and learning process of children with learning difficulties in the early years of elementary school. We chose to carry out a bibliographic survey with the Google Scholar portal in the time frame between 2010 and 2020, highlighting the most recent productions. Our aim is to emphasize that the teacher needs to develop specific skills and abilities in the face of a new scenario posed by the 21st century, full of challenges. It is understood that it is possible, from a careful and in-depth reading of the material to be investigated, to build a theoretical and methodological framework that can serve as a basis for other approaches on the topic under discussion.

Keywords: Competences. Skills. Difficulty. Learning

 

References

REFERÊNCIAS

ALMEIDA, Amanda. Manual para Tratamento de Disgrafia, Disortografia e Troca de Letras. São Paulo: Abril, 2015.

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. Porto Alegre: Artmed, 2014.

ANTUNES, Celso. Como desenvolver as competências em sala de aula. Petrópolis: Editora Vozes, p. 13, 2011.

CAMIA, Bueno; FERREIRA, Maria. A dislalia e suas consequências no processo de aprendizagem. Anais eletrônicos da mostra científica do curso de Pedagogia da UniEVANGÉLICA. São Paulo: Unievangélica, 2018. Disponível: http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/pedagogia/article/view/4491/2737. Acesso em: 01 set. 2021.

COELHO, Diana. Dislexia, Disgrafia, Disortografia e Discalculia. Porto: Areal Editores, 2013.

ERBERHART, Daiane; CAUDURO; Maria Teresa. Aspectos relevantes para trabalhar com o transtorno de Dislalia. Frederico Westphalen, RS: URI, 2013.

FAVERI, José; GUCKERT, Liane. A dislexia nas séries iniciais: estratégias e atividades de superação. Revista Caminhos, v. 1, n° 9, p. 81-90, jan./dez. 2008. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/dislexia-na-educacao. Acesso em: 01 set. 2021.

FELIPE, Zilma; BENEVENUTTI, Andreia. Dificuldade de aprendizagem. Anais eletrônicos da mostra cientifica do curso de Pedagogia da UniEVANGÉLICA. São Paulo: Unievangélica, 2018. Disponível: http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/pedagogia/article/view/4491/2737. Acesso em: 01 set. 2021.

GOLDIM, Sônia M. et al. Práticas de Inovação e Habilidades Profissionais: Os trabalhadores estão preparados para a mudança organizacional? Revista da Anpae: associação nacional de política e administração da educação, v. 1, n/ 2, p. 45-65, jan./abr. 2003. Disponível em: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/enanpad2003-grt-1613.pdf. Acesso em: 01 set. 2021.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 7. ed. – 6. reimpressão. São Paulo: Atlas: 2011.

OLIVEIRA, Cléber dos Santos de. O trabalho pedagógico frente à disgrafia no ensino fundamental. 2014. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.

PERRENOUD, Philippe. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da educação. Porto Alegre: Artmed, 2002. Disponível em: https://www.google.com.br/books/edition/As_Compet%C3%AAncias_para_Ensinar_no_S%C3%A9culo_X/t_nZpaOwj1YC?hl=pt-BR&kptab=editions&gbpv=1. Acesso em: 23 fev. 2021.

PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto alegre: Artmed, 2015. Disponível em: https://www.google.com.br/books/edition/Dez_Novas_Compet%C3%AAncias_para_Ensinar/mBIqCAAAQBAJ?hl=pt-BR&kptab=editions&gbpv=1. Acesso em: 12 abr. 2021.

SANTOS, Laís. A Discalculia na perspectiva de professores das séries iniciais de uma escola da rede municipal de Paranavaí-PR. 2014. 35p. Monografia (Especialização em Educação), Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/20894/2/MD_EDUMTE_2014_2_131.pdf. Acesso em: 10 ago. 2021.

SOUZA, Anuizo M. Disgrafia: causas e estratégias de correção no ensino/aprendizagem. Monografia (Especialização em Letras), Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2015.

ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Artmed,2015. Disponível em: https://www.google.com.br/books/edition/Como_Aprender_e_Ensinar_Compet%C3%AAncias/RnR9CAAAQBAJ?hl=pt-BR&gbpv=1. Acesso em: 12 fev. 2021.

Published

2024-09-02

How to Cite

Queiroz, C., & Henrique Manfre, A. (2024). TEACHING SKILLS AND SKILLS BEFORE LEARNING DIFFICULTIES IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL. Conexão ComCiência, 2(4). https://doi.org/10.52521/revccc.v2i4.8439