A categoria ‘tempo’ no Centro de Línguas da UNESP/Assis

reflexões sobre a formação inicial de professores de língua espanhola

Autores/as

  • Edson Luis Rezende Junior UNESP

Palabras clave:

Tempo, Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores, Extensão Universitária, Formação inicial de professores, Língua espanhola

Resumen

A organização do tempo na atualidade tem se tornado essencial para o cumprimento de diferentes atividades, principalmente, as dedicadas à formação inicial de professores por parte dos docentes universitários. Pensando nisso, objetivamos compreender os efeitos da categoria tempo para a formação inicial de professores de língua espanhola no Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores da UNESP/Assis. Assim, a partir da abordagem qualitativa utilizamos como instrumento de coleta de dados duas entrevistas realizadas com as professoras supervisoras da área de espanhol do referido projeto. Os resultados indicam que: (a) o tempo histórico e cronológico do projeto afetam a organização, a seleção de metodologias e das atividades a serem realizadas em aula; (b) o conceito de tempo está vinculado à importância dada ao projeto e ao desenvolvimento de pesquisas científicas; e (c) as reuniões pedagógicas desenvolvidas com os alunos-professores funcionam como um espaço-tempo privilegiado para a formação inicial de professores.

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REFERÊNCIA AO TRABALHO DO AUTOR – SERÁ COLOCADA PÓS-AVALIAÇÃO.

REFERÊNCIA AO TRABALHO DO AUTOR – SERÁ COLOCADA PÓS-AVALIAÇÃO.

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Publicado

2022-10-04

Cómo citar

Rezende Junior, E. L. (2022). A categoria ‘tempo’ no Centro de Línguas da UNESP/Assis: reflexões sobre a formação inicial de professores de língua espanhola. Conexão ComCiência, 2(3). Recuperado a partir de https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/8153