Educação ambiental e conhecimento local
promovendo ações dentro e além dos muros da escola.
Schlagworte:
Educação ambiental, Horta escolar, Trilha ecológica, aprendizagemAbstract
O presente estudo discorre sobre a como as ações ambientais promovidas pela escola atuam na formação ecológica dos educandos tornando-os responsável pelo meio ambiente em que estão inseridos. O objetivo geral é desenvolver ações ambientais que atuem de forma crítica, reflexiva e ecológica nos educandos tornando-os responsável pelo ambiente local. O projeto foi realizado com os educandos desde a educação infantil ao 9º ano de uma escola municipal no Município de Coruripe – AL. Assim o projeto desenvolveu trilhas e intercâmbio ecológico, horta e jardim, além de palestras sobre as temáticas ambientais. Atividades dentro e fora dos muros da escola promoveram a reflexão ambiental dos que não percebiam aquele ecossistema como algo significativo para ele e para a comunidade. A formação do sujeito ecológico é algo gradativo, mas a partir de ações que mobilizem e motivem os alunos a abraçar o ambiente em que vivem é um passo relevante nessa caminhada.
Literaturhinweise
CARVALHO, I. C. M. A invenção do sujeito ecológico: sentidos e trajetórias em educação ambiental. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2001.
DAMASCENO, A. T. M. Ética e educação ambiental: a conexão necessária para a formação do sujeito ecológico. Revista eletrônica casa de makunaima, v. 2, n. 4, p. 36-46, 2019.
GOLDBERG, L.G. Arte – educação – ambiental: o despertar da consciência estética e a formação de um imaginário ambiental na perspectiva de uma ONG. 2004. 183f. Tese ( pós – graduação em educação ambiental) - Fundação Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande, 2004.
GUIMARÃES, M. Educação ambiental: participação para além dos muros da escola. Conceitos e práticas em educação ambiental na escola, v. 85, 2007.
GUIMARÃES, M. Educação ambiental crítica. Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, p. 25-34, 2004.
MARQUES, T. S.; OLIVEIRA, E. M.; ROCHA, W. M. A formação de sujeitos ecológicos: um estudo do coletivo jovem de meio ambiente. REAMEC-Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 7, n. 2, p. 91-108, 2019.
OLIVEIRA, G. A. Metodologias ativas no ensino de Ciências para formação de um sujeito ecológico. 2020.
SAUVÉ, L. Uma cartografia das correntes em educação ambiental. In: SATO, M; CARVALHO, I. (Org.) Educação Ambiental: pesquisa e desafios, p. 17-44, 2005.
ZAKRZEVSKI S. B. A educação ambiental nas escolas do campo. In: SATO, M; CARVALHO, I. (Org.) Conceitos e práticas em educação ambiental na escola, v. 85, 2007.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2021 LIDIANE MOURA SANTOS
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.