Uma abordagem etnoherpetológica das concepções dos estudantes de ensino médio sobre serpentes

Autores

  • Francisco Gutemberg Moreira de Lima Universidade Estadual do Ceará
  • Daniel Cassiano-Lima UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
  • Norma Oliveira de Almeida UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
  • Deborah Praciano de Castro Núcleo Regional de Ofiologia da UFC (Nurof-UFC)

Palavras-chave:

Ofídios, Etnobiologia, Educação Ambiental

Resumo

As serpentes são animais de importância ecológica, econômica e médica. Apesar disso, existe um desconhecimento sobre estes animais, mesmo em ambientes formativos, como a escola. Diante disso, este trabalho objetiva registrar as concepções dos alunos de uma Escola Estadual de Educação Profissional do município de Itapipoca, Ceará sobre o domínio etnoherpetológico “serpentes”. Para isto foi aplicado um questionário investigativo semiestruturado com perguntas objetivas e subjetivas a 75 estudantes do 2º ano do Ensino Médio. Os estudantes apresentaram desconhecimento dos aspectos biológicos das serpentes, bem como confusão entre os termos “veneno” e “peçonha”. Eles também citaram conceitos obsoletos para identificação de serpentes peçonhentas, e foi notório que o arcabouço de conhecimentos dos mesmos apresenta influência da mídia e folclore (regionais e internacionais). Acredita-se que a educação ambiental é a melhor forma de solucionar as problemáticas que foram evidenciadas pela pesquisa.

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Publicado

05-05-2023

Como Citar

Moreira de Lima, F. G., Cassiano-Lima, D., Oliveira de Almeida, N., & Praciano de Castro, D. (2023). Uma abordagem etnoherpetológica das concepções dos estudantes de ensino médio sobre serpentes. Conexão ComCiência, 3(2). Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/8357