Bullying na Escola
brincadeira ou agressão?
Palavras-chave:
Comportamento escolar;, Violência;, Intervenções.Resumo
O presente trabalho buscou esclarecer e trazer intervenções a respeito das práticas de violência ocorridas dentro dos ambientes escolares conhecidas por bullying. Distinguir até que ponto se é considerado uma brincadeira ou agressão, e alertar a comunidade escolar sobre tais comportamentos. Diante dessa problemática, realizou-se uma pesquisa em uma escola de Ensino Médio, com alunos do sexo masculino e feminino, com faixa etária de 15 a 17 anos de idade, com permissão concedida pela direção da escola e pelos pais através do termo de concordância, destacando as práticas de bullying vivenciadas pela escola e, com os resultados obtidos, foram propostas ações de controle e combate ao bullying, junto a escola para os pontos encontrados.
Referências
ALVES, George Luiz; FERREIRA, Romário Machado. O bullying no ambiente escolar. Revista Saúde e Meio Ambiente, v. 9, n. 3, p. 82-96, 2019.
BARBOSA, Andra Aparecida Dionízio; SOARES, Marianne Silva; PEREIRA, Janeide Mendes. Características associadas a vítimas de bullying nas escolas brasileiras. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, v. 15, n. 2, p. 791-799, 2018.
BERNARDINI, CRISTINA HELENA; MAIA, HELENICE. Bullying escolar: uma análise do discurso de professores. Polêm! ca, v. 9, n. 2, p. 99-104, 2010.
CARVALHOSA, Susana Fonseca; MOLEIRO, Carla; SALES, Célia. A situação do bullying nas escolas portuguesas. Interacções, v. 5, n. 13, 2009.
DA SILVA, Gilson Pequeno et al. Bullying e violência no ambiente escolar: uma revisão de literatura no período de 2015-2019. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 11, n. 13, p. e860-e860, 2019.
DE OLIVEIRA, Agnes Schutz; DA SILVA ANTONIO, Priscila. Sentimentos do adolescente relacionados ao fenômeno bullying: possibilidades para a assistência de enfermagem nesse contexto. Revista eletrônica de enfermagem, v. 8, n. 1, 2006.
DOS REIS, Ana Paula Alves et al. As consequências do bullying nas escolas e o papel fundamental da comunidade escolar para intervir e solucionar esse problema. Educere-Revista da Educação da UNIPAR, v. 16, n. 1, 2016.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. (2019). Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem revela impacto do bullying nas escolas. (INEP). Recuperado de http://portal.inep.gov.br/artigo/- /asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv /content/pesquisa-internacional-sobre-ensino-eaprendizagem-revela-impacto-do-bullying-nas-escolas/21206.
LEMOS, Alana et al. A LEI DO BULLYING: Instruindo jovens e adolescentes no combate ao bullying nas escolas. Anais do Seminário Científico do UNIFACIG, n. 4, 2019.
LEVANDOSKI, Gustavo et al. Análise de fatores associados ao comportamento bullying no ambiente escolar: Características cineantropométricas e psicossociais. 2009.
MARANGONI, Pedro Henrique Santos Decanini; VERISSIMO, Danilo Saretta. Intencionalidade e comportamento: a percepção vivente em Merleau-Ponty. Rev. abordagem gestalt., Goiânia , v. 24, n. 1, p. 75-83, abr. 2018 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud .org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-6867201800010000 9&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 17 nov. 2020. http://dx.doi.org/10.18065/RAG.2018v24n1.8.
MARCOLINO, Emanuella de Castro et al. Bullying: prevalência e fatores associados à vitimização e à agressão no cotidiano escolar. Texto & Contexto-Enfermagem, v. 27, n. 1, 2018.
RONDINA, J. M. ; MOURA, J. L. ; CARVALHO, M. D. de. Cyberbullying : o complexo bullying da era digital. Revista Saúde Digital Tecnologia e Educação. Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 20-41, jan./jul. 2016.
OLIVEIRA, Wanderlei Abadio de et al. Saúde do escolar: uma revisão integrativa sobre família e bullying. Ciência & Saúde Coletiva, v. 22, p. 1553-1564, 2017.
UNESCO, Violência na Escola: América Latina e Caribe. In: ABRAMOVAY, Miriam. Enfrentando a violência na escola: Um enfoque do Brasil. p. 89- 150. Brasília, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Maria Marciana Lima Soares, Mayara Setúbal Oliveira Araújo, Germana Paixão, Leustene dos Santos Vieira, Maria Yasmim Maia Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.