O Perfil Socioespacial do Público da Casa de Saberes Cego Aderaldo As relações de identidade com o Espaço Cultural

Conteúdo do artigo principal

MAURICIO MARTINS PEREIRA
Francisco Eliardo Nobre de Sousa
Railane Alves de Oliveira

Resumo

Esta pesquisa visa investigar o perfil socioespacial do público da Casa de Saberes Cego Aderaldo, em 2023. Através do método de Levantamento Qualitativo, o caminho metodológico partiu de uma pesquisa descritiva, ao qual por intermédio da pesquisa bibliográfica foi pontuado conceitos-chave a fim de compor o referencial teórico sobre a geografia cultural, os espaços culturais e instituições de ensino não formal, o conceito de lugar e socioespacialidade. Para tanto, foram aplicados dois questionários estruturados a coordenação da CSCA com perguntas subjetivas, e ao possível público residente em bairros periféricos com perguntas objetivas. Conclui-se que traçar um perfil socioespacial do equipamento é um desafio, isso porque, seu público é notadamente diverso.

Detalhes do artigo

Como Citar
MARTINS PEREIRA, M., Sousa, F. E. N. de, & Oliveira, R. A. de. (2025). O Perfil Socioespacial do Público da Casa de Saberes Cego Aderaldo: As relações de identidade com o Espaço Cultural. Conexão ComCiência, 6(1). https://doi.org/10.52521/revccc.v6i1.14777
Seção
Artigos

Referências

[Apresentação: Casa de Saberes Cego Aderaldo]. [2021?]. Slides.

[Casa de Saberes Cego Aderaldo]. [2021?]. Slides.

CORRÊA, R. L. Sobre a Geografia Cultural. Revista Brasileira de Geografia, [S. I.], p. 113-122, 9 set. 2024.

CORRÊA, R. L.; ROSENDAHL, Z. A geografia cultural no Brasil. Revista da ANPEGE, [s. l.], v. 2, n. 2, p. 97-102, 2005.

FEUSER, N. S. A.; ZAMBERLA, C. O.; ANUNCIAÇÃO, A. V. L. OS ESPAÇOS CULTURAIS E SEU PAPEL NA RESSIGNIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO. PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP, Macapá, v. 13, n. 3, p. 291-308, jul./dez. 2020.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

GOMES, A. H. A. S. TERRITÓRIO E IDENTIDADE: A CONSTRUÇÃO DA SOCIOESPACIALIDADE NO POVOADO SAPÉ – ITAPORANGA D’AJUDA/SE. Orientador: Profª Drª Maria Augusta Mudim Vargas. 2014. 132 p. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão (SE), 2014.

HOLZER, W. LUGAR. GEOgraphia, Niterói, Universidade Federal Fluminense, v. 21, n. 47, set./dez. 2019.