Dimensões educativas na coletividade: reflexões das atividades coletivas no quilombo

Autores

  • Roberth Luiz Nogueira da Costa Universidade Federal do Oeste do Pará

Palavras-chave:

Educação, Puxiruns, Repasse, Coletividade

Resumo

A pesquisa em questão tem como objetivo relatar a experiência das dimensões educativas presentes nas atividades coletivas do Quilombo Pacoval, localizado no município de Alenquer no Estado do Pará. O relato de experiência foi efetivado a partir de uma abordagem metodológica qualitativa e, para a coleta/construção de dados, empregamos as entrevistas semiestruturadas, as conversas informais, o caderno de campo, a observação e a análise de imagens. Desta forma, para a realização das análises, utilizamos a história oral e a memória dos participantes, para entendermos de que maneira essas dimensões estão presentes na forma de organizar essas manifestações, como acontece o repasse desses elementos educacionais e como estes estão inseridos na educação escolar quilombola da comunidade. Conclui-se que as dimensões educativas estão sim presentes nas manifestações culturais e nas mais diversas formas de repasse de conhecimento, de socialização.

Biografia do Autor

Roberth Luiz Nogueira da Costa, Universidade Federal do Oeste do Pará

Graduado em História e Geografia - UFOPA (2016) e Letras – Língua - UFPA (2010). Pós graduado em Gestão Escolar UFOPA (2014), Prof. Esp. em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pela Uniasselvi (2018). Mestrando PPGE – UFOPA. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8813663508157793. E-mail: roberthnogueiramd@gmail.com

Referências

ALBERTI, Verena. Manual de história oral. 2. Ed. Revista e atualizada. Rio de Janeiro:Editora FGV, 2004.

BERGER, P.L; LUCKMANN, T. A Construção social da Realidade. 26 ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2006.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Comunidades Aprendentes. In. FERRARO JR, Luiz Antonio. Encontros e caminhos: formação de educadoras(es) ambientais e coletivos educadores. Brasília: MMA. Diretoria de Educação Ambiental, 2005, p.83-92.

FUNES, Eurípedes. Liberdade por um fio, história dos quilombos do Brasil. In: Nasci nas matas nunca tive senhor: história e memória dos mocambos do baixo amazonas. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

GODOY, Arilda S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades, In Revista de Administração de Empresas, v.35, n.2, Mar./Abr. 1995a, p.57-63.

MINAYO, M. C. S. O Desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 8. ed. São Paulo: Hucitec, 2004.

UFFJ. Universidade Federal de Juiz de Fora. Instituto ciências da vida. Departamento de Nutrição. Instrutivo para elaboração de relato de experiência. Governador Valadares – MG, 2007, 2p.

Downloads

Publicado

16-01-2024

Como Citar

Nogueira da Costa, R. L. (2024). Dimensões educativas na coletividade: reflexões das atividades coletivas no quilombo. Conexão ComCiência, 1(4). Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/12040

Edição

Seção

Edição Especial - Práticas educativas na Educação Básica e no Ensino Superior