O conceito de Alegria em Benedictus de Spinoza e Georges Snyders

Autores

  • Emanuel Angelo da Rocha Fragoso Universidade Estadual do Ceará - UECE

Palavras-chave:

Snyders. Alegria. Spinoza. Conatus.

Resumo

O conceito de alegria no filósofo holandês Benedictus de Spinoza (1632-1677) como o principal elemento constituinte da essência do homem, enquanto artífice da variação do conatus ou da essência humana. O pedagogo francês Georges Snyders (1917-2011) e a concepção de alegria, considerando a escola como o lugar da alegria. À semelhança de Spinoza, para Snyders a alegria é constituinte do jovem na escola. Busca da satisfação, da alegria em estar na escola no presente. Esta satisfação é diferente da satisfação cotidiana. A alegria na escola é uma ruptura. Esta ruptura consiste numa verdadeira reestruturação da escola, sob novos paradigmas. A alegria, na concepção spinozana, é afirmada não só como constituinte do sujeito, mas também como fator determinante da evolução deste.

Biografia do Autor

Emanuel Angelo da Rocha Fragoso, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Professor de Ética e Filosofia Social e Política na Universidade Estadual do Ceará - UECE. Coordenador do GT Benedictus de Spinoza e membro do GT Benedictus de Spinoza - ANPOF 2024.

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Arquivos adicionais

Publicado

25-04-2024

Como Citar

Angelo da Rocha Fragoso, E. (2024). O conceito de Alegria em Benedictus de Spinoza e Georges Snyders. Revista Conatus - Filosofia De Spinoza (ISSN 1981-7509), 15(25 - Julho), 23–28. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/conatus/article/view/11219