Benedictus de Spinoza e a relação ética do cuidado de si

Autores/as

  • Wandeílson Silva de Miranda Universidade Federal do Maranhão/UFMA
  • Maria Eugênia Silva e Silva Universidade Federal do Maranhão/UFMA

Palabras clave:

Método. Ética. Felicidade. Cuidado de si.

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo analisar o método desenvolvido por Spinoza em sua obra TIE (Tratado da Reforma do Intelecto) que determina uma grande alteração no modus operandi do pensamento com a realidade, o que resulta num tipo de vida na qual mente/corpo se posicionam uníssonas e o desenvolvimento dessa tese na sua obra central, a Ética, particularmente nas partes II e III. O estudo dessa pesquisa se aterá ao conceito de cuidado de si, termo amplamente divulgado por Michel Foucault, porém, de uso comum entre os filósofos antigos.

Biografía del autor/a

Wandeílson Silva de Miranda, Universidade Federal do Maranhão/UFMA

Professor do Curso de Ciências Humanas/Sociologia da Universidade Federal do Maranhão/UFMA. Coordenador do Grupo de pesquisa NEO-BIO: ontologia, corpo e biopolítica (CNPQ); atualmente coordenador do GT Benedictus de Spinoza (ANPOF); professor permanente do Mestrado em Filosofia do Departamento de Filosofia (PPGFil-UFMA).

Maria Eugênia Silva e Silva, Universidade Federal do Maranhão/UFMA

Graduanda do curso de Ciências Humanas/ Sociologia. Centro de Ciências de São Bernardo – UFMA.

Citas

DAMASIO, Antonio. Looking for Spinoza: joy, sorrow, and the feeling brain. Orlando: Harcourt, 2003.

DAVIDSON, Arnold I. Prefácio. In. Exercícios espirituais e filosofia antiga. Tradução de Flavio Fontenelle Loque e Loraine Oliveira. São Paulo: É Realizações, 2014.

DOMÍNGUEZ, Atilano. Spinoza. In. PUJOL, òscar e DOMÍNGUEZ, Atilano. Patañjali/Spinoza. Valencia: Pre-Textos Índika, 2009.

FERREIRA, Maria Luísa Ribeiro. A dinâmica da razão na filosofia de Espinosa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1997.

FOUCAUL, Michel. A hermenêutica do sujeito. Tradução de Márcio Alves da Fonseca e Salma Tannus Muchail. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

EPICURO. Carta sobre a felicidade (a Meneceu). Tradução de Álvaro Lorencini e Enzo Del Carratore. São Paulo: Editora UNESP, 2002.

HADOT, Pierre. Exercícios espirituais e filosofia antiga. Tradução de Flavio Fontenelle Loque e Loraine Oliveira. São Paulo: É Realizações, 2014.

HADOT, Pierre. A Filosofia como maneira de viver. Entrevistas de Jeannie Carlier e Arnold I Davidson. Tradução de Lara Christina de Malimpensa. São Paulo: É Realizações, 2016.

JAQUET, Chantal. A unidade do corpo e da mente: afetos, ações e paixões em Espinosa. Tradução de Marcos Ferreira de Paula e Luís César Guimarães Oliva. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

KREIMENDHAL, L. (Org.). Filósofos do século XVII: uma introdução. São Leopoldo: Unisinos, 2003, pp. 91-118.

LEITE, Alex. Spinoza e o De Intellectus: o problema da transição. Belo Horizonte: Editora Dialética, 2020.

MUNCHOW, Cleiton Zóia. Os Limites da Razão: Sobre o Inacabamento do Tractatus Intellectus Emendatione. Revista Conatus.v.1.n.2. p.17-21, 2007. Disponível: https://revistas.uece.br/index.php/conatus/article/view/1669/1428. Acessado em: 22 de setembro de 2023.

PLATÃO. Fédon. Tradução de Maria Teresa Schiappa de Azevedo. Coimbra: Livraria Minerva, 1988.

SANTOS, Márcia Patrizio dos. Corpo, um modo de ser divino (uma introdução à metafísica de Espinosa). São Paulo: Annablume, 2009.

SPINOZA, Benedictus. Tratado da Reforma da Inteligência. Tradução de Lívio Teixeira. São Paulo: Editora Nacional, 1966.

ESPINOSA, Baruch de. Ética. Tradução: Grupo de Estudos Espinosanos, Coord. Marilena Chaui. São Paulo, Edusp, 2015

TEIXEIRA, Lívio. A doutrina dos modos de percepção e o conceito de abstração na filosofia de Espinosa. São Paulo: Editora UNESP, 2001.

VANDEWALLE, Bernard. Spinoza et la médecine: ethique et thérapeutique. Paris: Harmattan, 2011.

Archivos adicionales

Publicado

2024-06-14

Cómo citar

Silva de Miranda, W., & Silva e Silva, M. E. (2024). Benedictus de Spinoza e a relação ética do cuidado de si. Revista Conatus - Filosofía De Spinoza (ISSN 1981-7509), 15(26 - Dezembro), 57–68. Recuperado a partir de https://revistas.uece.br/index.php/conatus/article/view/13325