Uma leitura spinozana da educação como um dos esforços conativos do estado

Autores/as

  • Francisca Juliana Barros Sousa Lima Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Brena Késia da Costa Chagas Universidade Estadual do Ceará - UECE

Palabras clave:

Spinoza. Ética. Educação. Conatus. Estado.

Resumen

A filosofia de Benedictus de Spinoza (1632 – 1677) tem sido interpretada de diversas maneiras pelos estudiosos. Esses novos sentidos construídos a partir de conceitos encontrados na obra de Spinoza, nos oferece uma margem investigativa tendo em vista o processo educativo e suas facetas. Assim, tomando por base a exposição dos principais conceitos políticos do referido filósofo conceitualizaremos a educação como um dos esforços conativos do Estado.

Biografía del autor/a

Francisca Juliana Barros Sousa Lima, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Aluna do Mestrado Acadêmico em Filosofia (UECE), participante do Grupo de Pesquisa A Questão da Liberdade na ÉTICA de Benedictus de Spinoza.

Brena Késia da Costa Chagas, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Aluna do Mestrado Acadêmico em Filosofia (UECE), participante do Grupo de Pesquisa A Questão da Liberdade na ÉTICA de Benedictus de Spinoza.

Citas

Doctor en Filosofía por la Universidad de Barcelona. Departamento de Filosofía. Universidad de Guanajuato.

SPINOZA, Benedictus de. Ética / Tradução e notas de Tomaz Tadeu. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

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Publicado

2023-10-20

Cómo citar

Juliana Barros Sousa Lima, F., & Késia da Costa Chagas, B. (2023). Uma leitura spinozana da educação como um dos esforços conativos do estado. Revista Conatus - Filosofía De Spinoza (ISSN 1981-7509), 6(12 - Dezembro), 27–31. Recuperado a partir de https://revistas.uece.br/index.php/conatus/article/view/11796