Uma leitura spinozana da educação como um dos esforços conativos do estado
Palabras clave:
Spinoza. Ética. Educação. Conatus. Estado.Resumen
A filosofia de Benedictus de Spinoza (1632 – 1677) tem sido interpretada de diversas maneiras pelos estudiosos. Esses novos sentidos construídos a partir de conceitos encontrados na obra de Spinoza, nos oferece uma margem investigativa tendo em vista o processo educativo e suas facetas. Assim, tomando por base a exposição dos principais conceitos políticos do referido filósofo conceitualizaremos a educação como um dos esforços conativos do Estado.
Citas
Doctor en Filosofía por la Universidad de Barcelona. Departamento de Filosofía. Universidad de Guanajuato.
SPINOZA, Benedictus de. Ética / Tradução e notas de Tomaz Tadeu. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
_____. Pensamentos Metafísicos; Tratado da correção do intelecto; Tratado Político; Correspondências (Coleção: Os Pensadores). São Paulo: Nova Cultural, 1989.
DELEUZE, Gilles. Cursos sobre Spinoza (Vincennes, 1978 – 1981). Fortaleza: EdUECE, 2009.
MERÇON, Juliana. Aprendizado ético – afetivo: uma leitura spinozana da educação. São Paulo: Alínea, 2009.
MORAES, Maria Célia Marcondes de (Org.). Iluminismo às avessas: produção de conhecimentos e políticas de formação docente. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
PEREIRA, Rafael R. O Conatus de Spinoza: Auto-Conservação ou Liberdade? Cadernos Espinosanos / Estudos Sobre o século XVII, São Paulo: Departamento de Filosofia da FFLCH-USP, 1996-2008, p. 74.
RAMOND, Charles. Vocabulário de Espinosa. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Francisca Juliana, Brena
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.