O brincar: evidências do conatus da criança

Autores/as

  • Grasiela Maria de Sousa Coelho Universidade Federal do Piauí
  • Ivana Maria Lopes de Melo Ibiapina Universidade Federal do Piauí

Palabras clave:

Conatus, O brincar, Desenvolvimento.

Resumen

O presente artigo sinaliza para a discussão sobre o conatus e sua relação com o brincar enquanto instrumento que potencializa a existência da criança. Objetivamos discorrer sobre o conatus evidenciando o movimento que o desejo provoca na vida humana e enfatizar o brincar como atividade que inflama na criança o conatus como potencializador da sua existência, gerando possibilidades de afetar e ser afetada nos encontros ao longo da sua vida. O texto está organizado da seguinte maneira: inicialmente apontaremos para o que nos moveu para a realização deste trabalho, a seguir elucidaremos sobre o conatus em si e, por fim, abordaremos o brincar enquanto possibilidade conativa de desenvolvimento. Para tratar da temática em questão nos fundamentamos em Espinosa (2007), Merçon (2009), Gleizer (2005), Scruton (2001), Vigotski (2007), dentre outros. 

Biografía del autor/a

Grasiela Maria de Sousa Coelho, Universidade Federal do Piauí

Pedagoga da REDE ESTADUAL DE ENSINO DO PIAUÍ e Professora da REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE TERESINA. Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ.

Ivana Maria Lopes de Melo Ibiapina, Universidade Federal do Piauí

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ. Doutora em Educação pela UFRN. Estágio Pós-Doutoral na PUC-SP.

Citas

BORBA, A. M. O brincar como um modo de ser e estar no mundo. In: MEC/SEF. Ensino Fundamental de Nove Anos: orientações para a inclusão das crianças de seis anos de idade. Brasília: Ministério da Educação, 2006.

GLEIZER, Marcos André. Espinosa e a afetividade humana. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

MERÇON, Juliana. Aprendizado ético- afetivo: uma leitura spinozana da educação. Campinas, SP: Alínea, 2009.

SAWAIA, Bader Burihan. Cultura – A dimensão psicológica e a mudança histórica e cultural - A emoção como locus de produção do conhecimento - Uma reflexão inspirada em Vygotsky e no seu diálogo com Espinosa. III Conferência de Pesquisa Sócio-Cultural, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Campinas, SP, 2000.

SCRUTON, Roger. Espinosa. São Paulo: Loyola, 2001.

SPINOZA: Ética. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Archivos adicionales

Publicado

2023-10-22

Cómo citar

de Sousa Coelho, G. M., & Lopes de Melo Ibiapina, I. M. (2023). O brincar: evidências do conatus da criança. Revista Conatus - Filosofía De Spinoza (ISSN 1981-7509), 5(10 - Dezembro), 37–43. Recuperado a partir de https://revistas.uece.br/index.php/conatus/article/view/11192