Sobre o fundamento do Estado em Espinosa a partir do conceito de necessidade
Palabras clave:
Espinosa, Política, Necessidade, ConatusResumen
Este texto trata de uma teoria política em Espinosa a partir de uma interpretação sobre a sua concepção de natureza humana. Estado de Natureza configurado em dois conceitos fundamentais – afecção e necessidade. Conceitos que o autor define e retoma em sua Ética e apresenta em seus escritos políticos. A relação desses conceitos e sua forma de aparição no mundo determinam as ligações entre os entes, em especial, os entes humanos. A Ética e o Tratado Político de Espinosa tem sua leitura neste texto na perspectiva de conexão entre a ideia de homem e a atividade política. No caso da investigação da obra de Espinosa, o objeto eleito para análise é o próprio homem. Este é descrito em determinadas tensões e limites, perfazendo o que entende-se nesta leitura como o local das afecções, ou esfera política. As afecções entre os homens são mais intensas do que entre o restante dos entes. O tratamento dos afetos; a impossibilidade de fuga da natureza humana enquanto vontade; e a inevitabilidade da luta entre os homens, para manter-se enquanto um sujeito no mundo, capaz de desejar, portanto existir – revelam em Espinosa uma natureza humana, no mínimo, comprometida e voraz pela própria vida. As paixões e a política se tornam aqui, esferas inseparáveis, e as relações humanas concorrem na linha dos desejos e na conquista de uma liberdade, que só pode ser pensada à partir da própria necessidade.
Citas
DELEUZE, Gilles. Filosofia Prática. São Paulo: Escuta, 2002.
ESPINOSA, Baruch de. Ética. Tradução e notas da Parte I de Joaquim de Carvalho, tradução das Partes II e III de Joaquim Ferreira Gomes, tradução das Partes IV e V de Antônio Simões. In:. Espinosa. Seleção de textos de Marilena Chauí; traduções por Marilena Chauí et al. 3. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983. p. 69-299. (Os Pensadores).
____Tratado da Correção do Intelecto. Tradução e notas de Carlos Lopes de Mattos. In:Espinosa. Seleção de textos de Marilena Chauí; traduções por Marilena Chauí et al. 3. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983. p. 41-68. (Os Pensadores).
____Tratado Político. Tradução de Manuel de Castro. In:. Espinosa. Seleção de textos de Marilena Chauí; traduções por Marilena Chauí et al. 3. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983. p. 301-364. (Os Pensadores).
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Cristiano Bonneau
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.