Ano de 2025 - Revista Conatus - Filosofia de Spinoza (ISSN 1981-7509)
Revista Conatus - Filosofia de Spinoza (ISSN 1981-7509) - Fluxo contínuo
Visando seguir uma padronização nacional, e facilitar o trabalho de editoração final da Comissão Editorial, solicitamos aos autores que irão submeter seus textos à Revista Conatus - Filosofia de Spinoza, que adequem seus artigos às seguintes orientações, conforme preconizam as Normas da ABNT:
1. Solicitamos aos autores/tradutores adequarem seus textos às novas regras da ortografia para a língua portuguesa.
2. Os textos devem ser submetidos eletronicamente através do SEER, disponível em https://revistas.uece.br/index.php/conatus/index. A comunicação com a revista poderá ser efetivada pelos e-mails seguintes: revistaconatus@terra.com.br ou conatus@uece.br ou gt_spinoza@terra.com.br
3. Os textos devem estar digitados em arquivo do Word (.doc, .docx ou *.rtf.) ou similar, desde que possam ser editados, em papel no formato A4, com espaçamento entrelinhas de 1,5, fonte Charter BT, tamanho 12 para o corpo do texto, 11 para as citações de mais de três linhas (devem estar sem aspas e espaçamento entrelinhas simples) e 10 para as notas de rodapé (utilizar os recursos do próprio Word). As entradas dos parágrafos devem ser automáticas e estarem tabuladas em 1,00 cm.
4. A Revista Conatus - Filosofia de Spinoza adota as normas vigentes da ABNT (NBR 6022, NBR 6028, NBR 10520 e NBR 14724).
5. Os textos submetidos à Revista Conatus - Filosofia de Spinoza podem ser redigidos em português, inglês, espanhol, francês, italiano e alemão.
6. Os artigos não devem exceder as 20 páginas e devem incluir na primeira página um resumo indicativo (NBR 6028 - ABNT) no mesmo idioma em que o texto foi escrito, com no máximo 150 caracteres com espaço e cinco palavras-chave, separadas entre si por ponto, também no idioma do texto. Além disso, deve-se incluir uma tradução do resumo e das palavras-chave em idioma diferente daquele em que o texto foi escrito, de escolha por parte do autor dentre os seguintes: português (preferencialmente), inglês, espanhol, francês, italiano ou alemão.
7. O autor não deve colocar seu nome no corpo do texto, mas no sistema SEER, juntamente com uma pequena apresentação e de sua área de atuação e seus vínculos institucionais, bem como de seus projetos atuais.
8. Para a citação das obras de Benedictus de Spinoza recomendamos para a Ética indicar as Partes em algarismos arábicos 1, 2, 3, 4 ou 5, seguida pela abreviatura das divisões internas destas, como por exemplo, Def para definições, AX para axiomas, P para proposição, S para escólio, C para corolário, etc. acompanhado dos números das mesmas também em algarismos arábicos. Para as outras obras de Spinoza, recomenda-se citar o número dos capítulos e/ou dos parágrafos, conforme o caso. Por exemplo, para citar o escólio 2 da proposição 40 da parte três da Ética, citamos entre aspas (menos de três linhas), com a referência logo após entre parênteses: “O esforço por fazer o mal a quem odiamos chama-se ira, enquanto o esforço por devolver o mal que nos foi infligido, chama-se vingança.” (E3P40S2).
9. Deve-se também acrescentar as Referências bibliográficas, conforme os modelos a seguir:
9.1 Livro
FREUDENTHAL, Jacob. Die Lebensgeschichte Spinoza’s. Leipzig: Verlag von Veit & Comp., 1899.
9.2 Artigos em periódicos
FERREIRA, Maria Luisa Ribeiro. Espinosa a partir de um poema. Revista Conatus - Filosofia de Spinoza, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 61-68, Dez. 2007.
9.3 Livros Organizados ou Coletâneas
TATIÁN, Diego (Comp.). Círculo Spinociano de la Argentina - Spinoza: Segundo Coloquio. Córdoba (Argentina): Altamira, 2006.
9.4 Capítulo de livros sem autor específico
DELEUZE, Gilles. Spinoza e as Três Éticas. In: DELEUZE, Gilles. Crítica e Clínica. Tradução de Peter Pál Pelbart. 1. ed. Rio de Janeiro: 34, 1997. (Coleção Trans). p. 156-170.
9.5 Capítulos de livro com autor específico
FERREIRA, Maria Luísa Ribeiro. Spinoza, Descartes y Elisabeth. Una misma pregunta sobre el gobierno de los afectos. In: FERNÁNDEZ, Eugenio; CÁMARA, María Luisa de la (Edición de). El gobierno de los afectos en Baruj Spinoza. prólogo de Juan Manuel Navarro Cordón. Madrid: Editorial Trotta, 2007. (Colección Estructuras y Procesos). p. 495-508.
9.6 Textos consultados na Internet
COLERUS, Jean. Vida de Spinoza: por Colerus. Tradução de Emanuel Angelo da Rocha Fragoso. Disponível em: <https://benedictusdespinoza.pro.br/biografias-de-spinoza-colerus.html>. Acesso em: 20 dez. 2023.
9.7 Prefácio e outras partes com autor específico
KOYRÉ, Alexandre. Prefácio e Notas. In: SPINOZA, B. Tratado da Reforma do Entendimento. Edição Bilíngue Latim-Português. Tradução de Abílio Queirós. Lisboa: Edições 70, 1987. (Textos Filosóficos). p. 11-19.
Política padrão de seção
As resenhas são textos que apresentam obras publicadas aos leitores da revista.
As traduções destinam-se a divulgação de textos inéditos ou pouco disponíveis em sua língua original que ao serem traduzidos tornam-se acessíveis a um público maior.
A seção "Entrevistas" busca apresentar os pesquisadores de Benedictus de Spinoza ao público leitor da Revista Conatus.
Os autores que publicam na Revista Conatus – Filosofia de Spinoza concordam com os seguintes termos:
Indexadores


Revista Conatus - Filosofia de Spinoza (ISSN 1981-7509) - Fluxo contínuo
Link para acesso ao Regimento da Revista Conatus:
https://drive.google.com/file/d/1ob7i07XDm3_9Pp62PSVaKh7MDM4HmdNY/view