O conatus do samba

Autores

  • Alex Leite Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Diana Calasans Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.52521/conatus.v16i27.13529

Palavras-chave:

Samba. Conatus. Alegria. Encontro. Afirmação.

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar o samba como mais uma experiência apropriada à vida sábia, conforme elencado por Spinoza em E4P45S2. Trata-se de experimentar um efeito que permite que cada um se refaça através de uma prática comum (communi praxi), orientada pelo princípio da alegria. O samba, portanto, é um recurso capaz de afirmar a vida em comum e será, aqui, analisado em todos os seus atos: desde a sua composição até o encontro festivo, momento no qual é afirmado o princípio da alegria e dissipado os efeitos do ódio e da consequente divisão do corpo social. Através do samba será evidenciado como os escravos estavam organizados na libertação de sua existência, pois muito além de mera celebração, culto às divindades e lazer, o samba era uma alternativa de vivência da liberdade, no qual o corpo rememorava a liberdade outrora furtada.

 

Biografia do Autor

Alex Leite, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Professor de Filosofia da Universidade do Estado da Bahia - UNEB – DEDC I – Salvador-BA. Corresponsável pelo grupo de pesquisa Eros-Filosofia da UNEB e membro do GT Benedictus de Spinoza, ligado à ANPOF. 

Diana Calasans, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Graduada em Direito pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, especialista em Direito do Trabalho e graduanda em Filosofia pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Membro do grupo de pesquisa Eros-Filosofia da UNEB.

Referências

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Arquivos adicionais

Publicado

28-01-2025

Como Citar

Leite, A., & Calasans, D. (2025). O conatus do samba. Revista Conatus - Filosofia De Spinoza (ISSN 1981-7509), 16(27), 25–30. https://doi.org/10.52521/conatus.v16i27.13529