Contrapontos da multidão: Direito Natural, Primavera Árabe & Outono Tupiniquim

Autores

  • Paulo de Tarso de Castro Peixoto Universidade Federal Fluminense - UFF

Palavras-chave:

Direito Natural. Primavera Árabe. Multidão. Manifestações no Brasil. Mimetismo Afetivo.

Resumo

Este artigo apresentará, a partir do conceito de direito natural em Spinoza, os contrapontos de uma partitura escrita através de alguns movimentos da Primavera Árabe e das manifestações acontecidas desde o outono de 2013 no Brasil. A questão do direito natural nos levará à questão do mimetismo afetivo e dos seus efeitos para a constituição do corpo da multidão pela composição da experiência do comum. Nossa tentativa será a de compor algumas partituras em contrapontos através dos movimentos dos ventos libertários da Primavera Árabe e do Brasil, encontrando em suas polifônicas vozes algumas condições para as suas expressões/emergências.

Biografia do Autor

Paulo de Tarso de Castro Peixoto, Universidade Federal Fluminense - UFF

Compositor, Pianista, Doutor em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense, Professor do Curso de Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial do laboratório de pesquisas em saúde mental e atenção psicossocial (LAPS-ENSP-FIOCRUZ), Coordenador do Curso de Pós-raduação Cidade, gestão & heterogênese urbana: para políticas públicas mais humanas – FUNEMAC – Macaé (RJ), Coordenador do Cidadania & Direitos Humanos da prefeitura de Macaé (RJ), idealizador do movimento heterogênese urbana.

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Arquivos adicionais

Publicado

17-11-2023

Como Citar

de Tarso de Castro Peixoto, P. (2023). Contrapontos da multidão: Direito Natural, Primavera Árabe & Outono Tupiniquim. Revista Conatus - Filosofia De Spinoza (ISSN 1981-7509), 7(14 - Dezembro), 59–66. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/conatus/article/view/11995