A Cintilação de Espinosa

Autores

  • Romain Rolland (Autor) École Normale de Paris e Sorbonne.
  • Adriana Barin de Azevedo (Tradução e Notas) Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP
  • Guilherme Figueiredo dos Santos Ivo (Tradução e Notas) Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Palavras-chave:

Espinosa. Romain Rolland. Cintilação.

Resumo

Estas páginas sobre Espinosa, que fazem parte de um capítulo de Confissões inéditas, intituladas: A Viagem Interior, nunca foram publicadas senão em uma longínqua revista da Ásia, em língua bengali: Prabasi (1926), pelo meu amigo, o professor Kalidas Nag. E, a respeito disso, quero contar um fato emocionante, que mostra, uma vez mais, o parentesco dos espíritos do Oriente e do Ocidente. Algumas semanas após a publicação, Kalidas Nag recebeu, de uma prisão da Índia, uma carta censurada de um jovem bengali, preso político. O prisioneiro, que havia lido o relato extasiante do adolescente francês, vendo filtrar através das grades de sua jaula o sol branco do Ser, havia se reconhecido no jovem irmão da Europa. E, de sua prisão desconhecida da Ásia, estendia a ele suas mãos, arrebatado. (Romain Rolland).

Biografia do Autor

Romain Rolland (Autor), École Normale de Paris e Sorbonne.

Novelista, biógrafo, músico e crítico de música, nascido em 29 de janeiro de 1866 em Clamecy (França), doutorou-se em arte em 1895 e foi professor de História da Arte na École Normale de Paris e professor de História da Música na Sorbonne. Em 1915 ganhou o prêmio Nobel de Literatura. Faleceu em 30 de dezembro de 1944 em Vézelay (França).

Adriana Barin de Azevedo (Tradução e Notas), Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria UFSM (2005). Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUCSP (2009). Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUCSP (2013) tendo realizado um período de doutorado sanduíche na Universidade de Paris X Nanterre. Professora Adjunta da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Pesquisadora do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos e Pesquisas em Formação e Trabalho em Saúde (LEPETS) UNIFESP BS, pesquisadora do grupo de pesquisa Análise Institucional e Saúde Coletiva (UNICAMP) Desenvolve pesquisas e estudos na área da subjetividade, clínica, ética, formação e trabalho em saúde.

Guilherme Figueiredo dos Santos Ivo (Tradução e Notas), Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Formou-se em filosofia na Unicamp em 2013, mesma instituição onde fez seu mestrado, sob a orientação de Luiz B. L. Orlandi. Traduziu, entre outros autores, Henry Miller, Henry James, François Zourabichvili, Georges Didi-Huberman e Gilles Deleuze. 

Referências

ROLLAND, Romain. L’Éclair de Spinoza in Empédocle d’Agrigente suivi de L’Éclair de Spinoza. Paris: Éditions du Sablier, 1931, pp. 105-131.

Arquivos adicionais

Publicado

26-11-2023

Como Citar

Rolland (Autor), R., Barin de Azevedo (Tradução e Notas), A., & Figueiredo dos Santos Ivo (Tradução e Notas), G. (2023). A Cintilação de Espinosa. Revista Conatus - Filosofia De Spinoza (ISSN 1981-7509), 8(16 - Dezembro), 87–91. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/conatus/article/view/11985