Por uma teoria espinosana do possível

Autores

  • Homero Santiago Universidade de São paulo - USP

Palavras-chave:

Espinosa, Modalidades, Possível, Determinação, Liberdade

Resumo

Gostaríamos de propor algumas considerações sobre o lugar da contingência, do possível e da possibilidade no espinosismo e sobre sua realidade como una variação determinada do real, ou seja, modalidades determinadas do real. Parece-nos que tais elementos, que têm por fim una teoria espinosana do possível, podem servir à maneira de contribuição ao que seria uma noção espinosana de história.

A produção deste texto beneficiou-se do auxílio, em momentos diversos, da Fapesp e do CNPq. Uma primeira versão foi apresentada à discussão no “Seminario Spinoza” da Fondazione Corrente, Milão, em fevereiro de 2010; a versão atual foi base de uma palestra no “Colóquio Internacional Spinoza: ser e agir”, realizado na Universidade de Évora, em outubro de 2010.

Biografia do Autor

Homero Santiago, Universidade de São paulo - USP

Professor de Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo.

Referências

Tratado da emenda do intelecto, § 1: “decidi (constitui) finalmente...”. Uma breve discussão em torno dessa “decisão” pode ser encontrada em nosso texto “O filósofo espinosista precisa criar valores?”, Trans/Form/Ação, São Paulo, v. 30, no 1, 2007, p. 139 e seg., disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/trans/v30n1/v30n1a09.pdf>.

Arquivos adicionais

Publicado

08-05-2023

Como Citar

Santiago, H. (2023). Por uma teoria espinosana do possível. Revista Conatus - Filosofia De Spinoza (ISSN 1981-7509), 5(9), 41–48. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/conatus/article/view/10652

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>