A relação corpo-mente: A mente como ideia do corpo na ÉTICA de Benedictus de Spinoza

Autores

  • Elainy Costa da Silva Universidade Estadual do Ceará - UECE

Palavras-chave:

Benedictus de Spinoza, Ética, Corpo, Mente, Ideia do corpo

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo explanar sobre a relação corpo e mente na Ética de Benedictus de Spinoza. O filósofo holandês do século XVII inova ao recusar a concepção tradicional da alma e o dualismo cartesiano, em face da afirmação que a mente e o corpo são modificações da Substância Única, através da atividade imanente de seus atributos. Logo, a ligação corpo e mente e a relação de ambos ocorre de forma direta e imediata, pois estes são expressões finitas e qualitativamente distintas da mesma Substância Única, entretanto, sob o mesmo encadeamento e princípios iguais. O corpo e a mente são resultados, ou melhor, efeitos simultâneos da potência de agir dos seus respectivos atributos, a saber, Extensão e Pensamento, cujos modos estão subordinados as mesmas leis e aos mesmos princípios, ou seja, o corpo e a mente são isonômicos. Por conseguinte, a relação corpo e mente, na perspectiva spinozista, é uma relação de correspondência ou expressão, ou seja, o corpo e a mente exprimem o mesmo acontecimento à sua maneira particular.

Biografia do Autor

Elainy Costa da Silva, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Mestranda em Filosofia na UECE, onde desenvolve a sua dissertação em torno do tema “Conatus: da essência humana a fundamentação do Estado na Ética de Benedictus de Spinoza” sob orientação do Prof. Dr. Emanuel Angelo da Rocha Fragoso.

Referências

CHAUÍ, M. A Nervura do Real: imanência e liberdade em Espinosa. 3. ed. – São Paulo: Companhia das Letras, 1999. p 87.

DELBOS, Victor. O espinosismo: curso proferido na Sorbonne em 1912 – 1913; tradução de Homero Silveira Santiago. São Paulo: Discurso Editorial, 2002.

FRAGOSO, E. A. da R. A concepção de natureza humana em Benedictus de Spinoza. Cadernos Espinosanos XXI – julho 2009. São Paulo: Departamento de Filosofia da FFLCH-USP.

SPINOZA, B. de. Ética Demonstrada em Ordem Geométrica. Edição Bilíngüe latim/ português. Tradução e notas de Tomaz Tadeu. Autêntica, 2. ed. 2008.

Arquivos adicionais

Publicado

08-05-2023

Como Citar

Costa da Silva, E. (2023). A relação corpo-mente: A mente como ideia do corpo na ÉTICA de Benedictus de Spinoza. Revista Conatus - Filosofia De Spinoza (ISSN 1981-7509), 5(9), 19–24. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/conatus/article/view/10648