HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DAS MULHERES:
UM DEBATE SOBRE A INSERÇÃO FEMININA NO MAGISTÉRIO
DOI:
https://doi.org/10.52521/bilros.v11i23.14148Palavras-chave:
Profissão Docente, História das mulheres, Formação de professoresResumo
Refletir sobre a inserção das mulheres na profissão docente constitui o objetivo deste trabalho. Para tanto, metodologicamente, por meio de uma revisão bibliográfica, buscou-se mapear e analisar os debates oriundos do campo da História da Educação, entendendo as interpretações sobre a ocupação do magistério pela presença feminina. Em seguida, centrou-se nas explicações sobre a predominância do gênero nas salas de aula, a partir do final do século XIX. A análise sistemática dos estudos levantados compõem um arcabouço importante para pensar o processo ocorrido também na região sul da Bahia, possível de ser percebido a partir de fontes documentais analisadas, onde as mulheres se configuram maioria na profissão docente, naquele contexto. Identificou-se um foco nas discussões sobre feminização e feminilização do magistério e gênero, além da percepção de considerar, nas análises, a relação social, econômica e cultural da sociedade para interpretar este processo.
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