Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
- Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
- O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
APRESENTAÇÃO
Nesta seção os editores da revista - que podem ser do conselho editorial ou convidados - apresentam o número e ainda contextualizam o momento de seu lançamento.
DOSSIÊ TEMÁTICO
Esta seção tem como políticas as mesmas das seções da revista dependendo do tipo de material que se submeta (artigo, resenha, etc).
RESENHAS
1) Serão publicadas resenhas de Histórias e áreas afins devendo os títulos resenhados terem sido publicados em um período de até 3 anos (para publicação nacionais) ou 5 anos( para publicações internacionais) a contar a partir do ano da edição da revista;
2) As resenhas deverão ter de 4 a 8 laudas;
3) As resenhas devem seguir o padrão: Titulo da resenha, autor e referência da obra resenhada, seguindo as normas da ABNT.
4) A titulação, bem como a instituição à qual se vincula(m), deve(m) ser inserida(s) em nota explicativa;
EXPERIÊNCIA DE ENSINO
Área destinada à publicação de experiências de ensino de história em Escolas e Universidades. Nesta secção, serão aceitos relatos de atividades desenvolvidas, experiências didáticas, pesquisas relacionadas, e demais formas de expressão de experiências percebidas e exercidas dentro das salas de aula.
1) O texto deverá conter de 3 a 5 laudas, incluindo tabelas e figuras;
2) O título deve estar centralizado, em caixa alta e em negrito; abaixo o(s) nome(s) do(s) autor(es) em um intervalo de um espaço de 1,5 em negrito e alinhado(s) à direita. A titulação, bem como a instituição à qual se vincula(m), deve(m) ser inserida(s) em nota explicativa;
3) Abaixo do(s) nome(s) dos autore(s), deve-se incluir um resumo (título esse escrito também em caixa alta, negrito e centralizado) no mesmo idioma do texto, contendo de 100 a 200 palavras em Times New Roman, corpo 10, espaço entre linhas simples, acompanhado de três a cinco palavras-chave.
DOCUMENTOS
Espaço para que o pesquisador possa expor uma fonte histórica e desenvolver uma análise sobre a mesma.
1) As edições críticas de documento devem ter de 3 a 5 laudas, devem ser acompanhados de um resumo de, no máximo, 5 linhas e de 3 palavras-chave.
2) Deverá ser mandadas fotos do documento junto ao texto;
3) No texto é preciso que se liste o nome do documento, a data de produção e a sua localização;
4) As edições críticas de fontes e documentos seguirão as mesmas especificações dos artigos
5) Todas as propostas de contribuição devem ter, na primeira página do arquivo digital, os seguintes dados do autor: nome completo, filiação institucional com endereço eletrônico, titulação acadêmica, agência de fomento à qual se vincula (no caso de ser bolsista).
ENTREVISTANDO
Um espaço dedicado para a publicação de entrevistas em geral, podendo ser realizada com profissionais ligados ao estudo e ensino de história ou áreas afins que estejam disponíveis para contribuir com a temática a ser apresentada.
1) Antes de cada entrevista, cabe ao entrevistador narrar a própria vida/cotidiano/relevância/importância do entrevistado para que o leitor tome contato com o sujeito da entrevista.
2) Junto com a descrição (breve biografia do entrevistado) é de bom-tom apresentar uma foto que o caracterize, não sendo esta uma regra que exclui a aceitação de uma entrevista, mas sendo relevante.
3) Independentemente da forma como foi feita, a entrevista deve ser transcrita e o entrevistador deve indicar qual a metodologia que foi utilizada para transcrevê-la.
4) A mesma deve apresentar em anexo a autorização do entrevistado para a publicação da entrevista na Revista.
5) Para a aceitação da entrevista está deve conter um resumo afim da análise da comissão editorial. Os resumos devem ser escritos em um parágrafo único apresentando em torno de no mínimo 100 e máximo de 200 palavras, conter título e palavras-chave que identifiquem a temática do estudo.
6) As entrevistas devem ter de 5 a 15 páginas.
TRADUÇÕES
Este espaço dedica-se a dispor sobre as regras de publicação de tradução na Revista de História Bilros. O conteúdo publicado no espaço Tradução deverá estar em Inglês, Francês ou Espanhol, devendo sempre estar acompanhado do original em português. Todo conteúdo publicado deverá estar acompanhado de autorização expressa do autor ou ser de domínio público, conforme lei 9.610/98, lei do Direito Autoral.
1) O título da obra traduzida deve estar centralizado, em caixa alta e em negrito; abaixo o nome do(s) autor(es) e em seguida o(s) nome(s) do(s) tradutor(es) em um intervalo de um espaço de 1,5 em negrito e alinhado(s) à direita. A titulação, bem como a instituição à qual se vincula(m), deve(m) ser inserida(s) em nota explicativa;
2) Os textos submetidos devem vir acompanhados do original e da referência do texto traduzido. Não podendo acompanhar reflexão teórica.
3) As epígrafes, se houver, deverão vir sem aspas, em corpo 11, espaço simples, com recuo de 8 cm na margem esquerda, digitadas sem tabulação no início e pulando-se uma linha antes do início do texto, sendo essa linha em branco em espaço 1,5. Deve-se informar apenas o nome do autor da frase usada como epígrafe, sem indicação de referência bibliográfica (no máximo, o título da obra de onde foi extraída, em itálico);
ENQUANTO ISSO... OUTRAS HISTÓRIAS
"Enquanto isso” surge como um espaço reservado para publicação de cordéis, charges, tirinhas, poesias, composições, paródias, HQ’s, dentre outras representações artísticas que tenham como tema a História e suas múltiplas faces e perspectivas.
1) Tratando-se de um espaço para publicações livres da área de História os materiais enviados são de responsabilidade de seus autores, devendo os mesmos seguir as normas exigidas pela revista que seguem abaixo:
2) O material enviado deverá conter no máximo 3 laudas e ser enviado após as correções de ortografia e concordância;
3) Nome do autor e instituição de origem deverá constar no final do texto acompanhado de e-mail do mesmo.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.