NERUDA

A POESIA É UM OFÍCIO

Auteurs-es

  • Cássia Abadia da Silva UFU

Mots-clés :

História e Literatura, Poesia, Engajamento Intelectual, Pablo Neruda

Résumé

Acreditando nas possibilidades de um diálogo frutífero entre História e Literatura é que propomos a nossa pesquisa que ora apresentamos em parte, por meio desta escrita que versa sobre o engajamento intelectual, político, social e cultural do poeta chileno Pablo Neruda (1904-1973), para tal tomamos sua produção, pincipalmente as obras Para Nascer Nasci e Confesso que vivi, publicações póstumas. A primeira resulta de textos publicados em diversos lugares e temporalidades e a segunda é sua “autobiografia”, suas memórias que ficara inacabada. Cabe ressaltar que a finalidade aqui não é fazer um estudo biográfico, nem mesmo empreender uma análise que se paute por questões estéticas da escrita de Neruda, e, sim, buscar captar alguns de seus temas e a forma como estes são apresentados em seus versos e na prosa, pensar a relação do poeta com seu ofício, com seu povo, sua terra, com causas de seu tempo. Relações estas que eram consideradas por ele como um dever.

Biographie de l'auteur-e

Cássia Abadia da Silva, UFU

Graduada em História pela Universidade Federal de Uberlândia, mestranda em História pela mesma instituição, na linha de pesquisa “História e Cultura”, bolsista CNPq.

Email: cassia.hist@gmail.com

Publié-e

2022-01-12

Comment citer

SILVA, C. A. da. NERUDA: A POESIA É UM OFÍCIO. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 3, n. 04, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7600. Acesso em: 24 août. 2024.

Numéro

Rubrique

ARTIGOS