BROTHERS IN ARMS:
FRANK E EDWARD THOMPSON
Mots-clés :
E. P. Thompson, Frank Thompson, IrmandadeRésumé
O artigo explora a profunda influência de William Frank Thompson sobre seu irmão mais novo, o historiador E. P. Thompson. Através da análise de cartas, poemas e diários de Frank, escritos majoritariamente durante a Segunda Guerra Mundial, o texto reconstrói seus valores, seu engajamento antifascista e sua visão de mundo. O autor traça paralelos entre as experiências e os escritos dos dois irmãos, destacando a similaridade em temas como responsabilidade, esperança e o senso de urgência histórica diante da guerra. A captura e execução de Frank na Bulgária em 1944 é apresentada como um evento traumático e fundamental na trajetória de E. P. Thompson, cujo legado intelectual e militante é visto como uma continuação dos ideais do irmão.
Références
AGRELA, Raul de. Eu conspirei com poetas e fingi ser um deles: a experiência poética de E. P. Thompson. Dissertação (Mestrado em História Social) – Programa de Pós-Graduação em História Social, UFC. Fortaleza, 2019.
CHRISTOS, Efstathiou. E.P. Thompson: a twentieth-century romantic. London: Merlin Press, 2015.
INGLINS, Fred (Ed). E. P. Thompson: collected poems. Newcastle: Bloondaxe Books, 1999.
GONZALÉN, Alejandro E. Clio ante el espejo: un socioanálisis de E. P. Thompson. Cádiz: Universidad de Cádiz, 2011.
HAMILTON, Scott. The crisis of theory. Manchester University Press, 2011.
HOBSBAWM, Eric J. Os intelectuais e o antifascismo. In SOCHOR, Lubomír et al. O Marxismo na época da Terceira Internacional: problemas de cultura e da ideologia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
PALMER, Bryan D. E. P. Thompson: objeções e oposições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.
THOMPSON, Edward. Palmer; TEODOSIA, Jessup. There is a spirit in Europe: a memoir of Frank Thompson. London: Victor Gollancz, 1947.

