MÚSICA, POLÍTICA E BOEMIA EM FORTALEZA

A MPB FAZ SUA CENA (1980 – 1985)

Autores/as

  • Fábio F. Marques Universidade do Minho (UM)

Palabras clave:

música popular, movimento estudantil, ditadura militar, Fortaleza – Ceará, cena musical

Resumen

Durante o processo de abertura política da ditadura civil-militar brasileira, jovens músicos-estudantes da Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza, adotam práticas da música independente/alternativa e passam a integrar um embrionário circuito local de MPB. Este artigo é baseado em uma dissertação de mestrado, no qual proponho discutir a cena de música popular em Fortaleza entre os anos 1980 e 1985. A análise toma como referência a trajetória de sete artistas, sendo eles Amaro Penna, Calé Alencar, Dilson Pinheiro, Eugênio Leandro, Jabuti Fonteles, Parahyba e Pingo de Fortaleza. Revisitamos e contextualizamos a produção local ao longo do século XX, em meio a um processo de consolidação das indústrias culturais e de centralização da difusão bens simbólicos no Eixo Rio-São Paulo. Diferente de uma ideia romântica de uma geração que optou por “ficar no Ceará” – em contraponto a trajetória de músicos que migraram na década anterior – propomos que, no início da década de 1980, uma série de fatores contribuíram para a consolidação de uma cena musical ligada à MPB em Fortaleza e conectadas a circuitos de música independente de outras cidades.

Biografía del autor/a

Fábio F. Marques, Universidade do Minho (UM)

Doutorando em Estudos Culturais na Universidade do Minho (UM), vinculado ao Centro De Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), do Instituto de Ciências Sociais (ICS/UM).

Publicado

2022-05-03

Cómo citar

MARQUES, F. F. . MÚSICA, POLÍTICA E BOEMIA EM FORTALEZA: A MPB FAZ SUA CENA (1980 – 1985). Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 9, n. 18, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/8262. Acesso em: 24 ago. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS