MÚSICA, POLÍTICA E BOEMIA EM FORTALEZA
A MPB FAZ SUA CENA (1980 – 1985)
Palabras clave:
música popular, movimento estudantil, ditadura militar, Fortaleza – Ceará, cena musicalResumen
Durante o processo de abertura política da ditadura civil-militar brasileira, jovens músicos-estudantes da Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza, adotam práticas da música independente/alternativa e passam a integrar um embrionário circuito local de MPB. Este artigo é baseado em uma dissertação de mestrado, no qual proponho discutir a cena de música popular em Fortaleza entre os anos 1980 e 1985. A análise toma como referência a trajetória de sete artistas, sendo eles Amaro Penna, Calé Alencar, Dilson Pinheiro, Eugênio Leandro, Jabuti Fonteles, Parahyba e Pingo de Fortaleza. Revisitamos e contextualizamos a produção local ao longo do século XX, em meio a um processo de consolidação das indústrias culturais e de centralização da difusão bens simbólicos no Eixo Rio-São Paulo. Diferente de uma ideia romântica de uma geração que optou por “ficar no Ceará” – em contraponto a trajetória de músicos que migraram na década anterior – propomos que, no início da década de 1980, uma série de fatores contribuíram para a consolidação de uma cena musical ligada à MPB em Fortaleza e conectadas a circuitos de música independente de outras cidades.
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