“O DRAMA DAS SECAS”
ALEGORIAS DA FOME NO FILME DOCUMENTÁRIO DE RODOLFO NANNI
Palabras clave:
Cinema, Fome, O Drama das Secas, Rodolfo Nanni, ASCOFAMResumen
Este artigo se propõe a narrar a trajetória do filme documentário O Drama das Secas, de Rodolfo Nanni. Sua aparição em meados de 1958 representa um movimento importante para a cinematografia nacional por articular num mesmo projeto estilemas do neorrealismo italiano a um imaginário regionalista prefigurado sobre Nordeste do Brasil, num peculiar laboratório estético. A película busca ainda dar visibilidade aos problemas sociais desta região interpretados segundo as posições políticas da Associação Mundial de Luta Contra a Fome (ASCOFAM), entidade que a financiou. A Grande Seca que acometeu o Nordeste no mesmo ano é o acontecimento primordial registrado por Nanni. Sua narrativa é aqui considerada um importante relato para o estudo do Nordeste e de uma parcela de sua população num momento crítico de sua história: o da emergência de uma nova sensibilidade regional que reclamava por uma redefinição estratégica de sua economia frente ao ideário nacional desenvolvimentista impulsionado durante o governo de Juscelino Kubitscheck. O texto analisa como um microclima de opinião, promovido através do cinema institucional da ASCOFAM, transforma-se numa zona cultural de maior dimensão social e acaba por influir nos acontecimentos da vida nacional como um importante fator político.
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