O NATIVISMO NA AMÉRICA PORTUGUESA: MARCELINO PEREIRA CLETO E SUA DISSERTAÇÃO A RESPEITO DA CAPITANIA DE SÃO PAULO

Autores/as

  • Carlos Eduardo Nicolette Universidade de São Paulo

Palabras clave:

Nativismo, Capitania de São Paulo, Vila de Santos, Economia Paulista

Resumen

As pesquisas sobre a história de São Paulo têm aumentado nos últimos anos e um dos focos de investigação tem sido os integrantes da cultura letrada. Assim, as memórias históricas do século XVIII são um grande amparo desses trabalhos históricos. Utilizou-se para esta pesquisa uma dessas memórias, a Dissertação a respeito da Capitania de São Paulo e sua decadência, de Marcelino Pereira Cleto. Este artigo sugere a existência de traços considerados nativistas na obra de Cleto, isto é, ideias e sugestões do autor para valorizar a economia local da colônia, sendo que o autor indica políticas de privilégios à Capitania de São Paulo e de interesses da Coroa portuguesa. Assim, o manuscrito será a base de nossa pesquisa, a qual se preocupa em debater o uso do termo nativismo por historiadores, bem como identificar trechos que contenham perspectivas nativistas na dissertação de Marcelino Pereira Cleto.

Biografía del autor/a

Carlos Eduardo Nicolette, Universidade de São Paulo

Graduando em História pela Universidade de São Paulo. É integrante do Centro de Estudos de Demografia Histórica da América Latina (CEDHAL)

E-mail: carlos.nicolette@usp.br

Publicado

2022-01-24

Cómo citar

NICOLETTE, C. E. O NATIVISMO NA AMÉRICA PORTUGUESA: MARCELINO PEREIRA CLETO E SUA DISSERTAÇÃO A RESPEITO DA CAPITANIA DE SÃO PAULO. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 5, n. 09, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7775. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS