MÚSICA, POLÍTICA E CIVIL RIGHTS

A MÚSICA NEGRA ATRAVÉS DA REVISTA BROADSIDE

Autores/as

  • João Paulo Martins Faria USP

Palabras clave:

Música, Negro, Civil Rights, Autenticidade, Movimento

Resumen

O presente artigo tem como objetivo analisar a relação entre música e política através da revista Broadside, no contexto dos Civil Rights, um dos movimentos sociais mais importantes do século XX. O periódico circulou nos Estados Unidos entre 1962 e o início da década de 1970, tendo como proposta a difusão de canções folk engajadas para todo o país. Exploraremos como a Broadside usou o conceito de autenticidade para legitimar um tipo específico de canções, como ela definiu a música como uma ferramenta política e, por fim, como a integração do negro na sociedade norte-americana da década de 1960 foi enxergada pela revista.

Biografía del autor/a

João Paulo Martins Faria, USP

Graduando em História pela Universidade de São Paulo e bolsista de iniciação científica pelo
CNPq (PIBIC) Email: joao.martins.faria@usp.br

Publicado

2022-01-14

Cómo citar

FARIA, J. P. M. . MÚSICA, POLÍTICA E CIVIL RIGHTS: A MÚSICA NEGRA ATRAVÉS DA REVISTA BROADSIDE. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 4, n. 06, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7606. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS