Maria Rita da Silva, professora leiga na década de 1970 em Cariús - Ceará
DOI:
https://doi.org/10.52521/bilros.v13i27.16651Palabras clave:
História da Educação, Escolarização formal, Trajetória, Narrativa., HistóriaResumen
A História da Educação se alimenta das experiências docentes ao longo do tempo, para além dos documentos legais. Dessa feita, objetiva-se biografar Maria Rita da Silva centrando foco nas questões educacionais que perpassam a sua vida, no decorrer da década de 1970, quando essa mulher do interior cearense teve acesso à educação básica, na cidade de Cariús-CE. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, desenvolvido metodologicamente a partir da História Oral, seguindo os pressupostos da História Cultural e da Biografia hermenêutica. Assim, foi realizada entrevista livre com Maria Rita da Silva, que se tornou fonte oral para retratar as condições da educação do interior do Ceará, mais precisamente da região de Cariús, no Centro-Sul do estado. As narrativas demonstram a imagem de uma educação precarizada, que se desenvolvia através da atuação de uma professora leiga, a qual também era responsável por organizar o espaço de ensino em um período em que não havia interesse público na matéria educacional. As práticas educativas eram alinhadas à vertente tradicional, com uso de castigos físicos como a palmatória e adoção da tabuada e da Carta do ABC como materiais didáticos, que eram custeados pelos próprios pais dos alunos. Conclui-se que as experiências educativas de Maria Rita da Silva são ricas fontes que viabilizam alargar o conhecimento acerca das condições educacionais no interior do Ceará, especialmente em Cariús e na região Centro-Sul.
Citas
ALMEIDA, J. S. Mulher e educação: a paixão pelo possível. São Paulo: Editora Unesp, 1998.
ARANHA, M. L de A. História da Educação. São Paulo: Moderna, 1996.
ARAÚJO, H. L. M. R. A tradicional escola normal rural cearense chega ao bairro de Fátima: formação das primeiras professoras primárias (1958-1950). Fortaleza: UFC, 2015.
ARIÈS, P. História Social da Criança e da Família. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
BURKE, P. A Escrita da História: Novas Perspectivas. São Paulo: Universidade Estadual Paulista, 1992.
CEARÁ. Mensagem apresentada à Assembleia Legislativa em 1953 pelo Governador Raul Barbosa. Fortaleza: Imprensa Oficial, 1953.
DOSSE, F. O desafio biográfico: escrever uma vida. São Paulo: USP, 2015.
FERNANDES, Francisca Risolene; SOUSA, Francisca Genifer Andrade de; SANTOS, Francisca Mayane Benvindo dos. Docência de Maria Fernandes em Quixadá-CE na década de 1970. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, v. 8, n. 28, 2022. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4379. Acesso em: 13 mar. 2025.
FIALHO, L. M. F.; SOUSA, F. G. A. Irmã Elisabeth Silveira e a educação feminina no Colégio da Imaculada Conceição, Fortaleza-CE. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 21, n. 68, p. 291-316, 2021. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/27388/24760. Acesso em: 20 dez. 2021.
MEIHY, J. C. S. B.; HOLANDA, F. História oral: como fazer como pensar. São Paulo: Contexto, 2007.
MINAYO, M. C. S. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994.
NOGUEIRA, R. F. S. A prática pedagógica de Lourenço Filho no Ceará. Fortaleza: Edições UFC, 2001.
NOGUEIRA, D. L. Amália Xavier e a Escola Normal Rural de Juazeiro do Norte: registros sob a constituição de uma cultura docente para a educação no campo. Fortaleza: IMEPH, 2011.
PRIORE, M. D. História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2004.
PINSKY, C. B. Imagens e representações: a era dos modelos rígidos. In: PRIORE, M. D. (org.). História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2001. p.229-248.
RODRIGUES, R. M. Biografia e Gênero. In: FIALHO, L. M. F.; VASCONCELOS, J. G.; SANTANA, R. J. (org.). Biografia de Mulheres. Fortaleza: EdUece, 2015. p. 54-70.
SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. São Paulo: Autores Associados, 2011.
SOUSA, F. G A de. Reminiscências sobre as condições educativas no interior cearense a partir das docências de Marieta Benício e Maria José de Sousa (1936-1984). 2023. 193f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023.
SOUSA, J. M. Sistema Educacional Cearense. Recife: MEC/INEP, 1961.
SOUSA, J. M. Estudo sobre o Ceará. Fortaleza: Companhia de Inquéritos e Levantamentos do Ensino Médio e Elementar, 1955.
VICENTINI, P. P; LUGLI, R. História da profissão docente no Brasil: representações em disputa. São Paulo: Cortez, 2009.
VIEIRA, S. L. História da Educação no Ceará: sobre promessas, fatos e feitos. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2002.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2026 Francisca Risolene Fernandes Rocha, Francisca Genifer Andrade de Sousa, Andreia Lima de Almeida

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
