GÊNEROS, VIOLÊNCIAS E CONSTRUÇÕES HISTÓRICAS DE SUBJETIVIDADES NAS DIVERSIDADES SÓCIOCULTURAIS
DOI:
https://doi.org/10.52521/bilros.v12i24.14151Palabras clave:
Gênero, Violência, Subjetividades, Diversidades, SociedadeResumen
No meio social, são em grande número os debates acerca da violência de gênero e suas tipicidades, promovendo uma conceituada gama de conceitos e definições acerca da temática aqui enfocada. Isso posto, o presente artigo foi elaborado a partir de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, em variadas obras que discorrem sobre a presente temática, tais como: livros, artigos científicos, periódicos, revistas eletrônicas, dentre outros, tendo como objetivo trazer informações que possam alargar e potencializar os enfoques sobre as questões inerentes à violência de gênero, bem como a construção histórica de subjetividades nas diversidades socioculturais. A pesquisa mostrou que as diversidades socioculturais, incluindo-se as de gêneros, podem levar as pessoas a praticarem a violência de gênero de variadas formas.
Citas
ADEODATO, V. G. Qualidade de vida e depressão em mulheres vítimas de seus parceiros. Revista de Saúde Pública, v. 39, n. 1, fev. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rsp/a/kbLB4v3hdrn3fCvDfrKv3Hx/abstract/?lang=pt. Acessado em: 22 fev. 2024.
AITA, E. B.; FACCI, M. G. D. Subjetividade: uma análise pautada na Psicologia histórico-cultura. Psicologia em Revista. v. 17, n. 1, p. 32-47. Belo Horizonte MG, 2011. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-11682011000100005. Acessado em: 21 fev. 2024.
ALBERNAZ, L. S.; LONGHI, M. Para compreender gênero: uma ponte para relações igualitárias entre homens e mulheres. In: SCOTT, Parry; LEWIS, Liana; QUADROS, Marion Teodósio de. Gênero, diversidade e desigualdades na Educação: interpretações e reflexões para a formação docente. p. 75-95. Recife: Editora Universitária UFPE, 2009.
ANDRADE, G. M. de; SOUZA, E. C. de. Narrativas de professoras lésbicas: relações de gênero e sexualidade no ambiente escolar. Cadernos da Pedagogia, v. 17, n. 37, p. 347-359, janeiro-abril/2023. Disponível em: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.7042. Acessado em: 20 fev. 2024.
BEZERRA, M. dos S. Educação, subjetividade e desenvolvimento humano: construindo bases para uma avaliação psicológica das dificuldades de aprendizagem, em uma perspectiva investigativa. 2019. 2018. Tese. disponível em: http://www.realp.unb.br/jspui/handle/10482/37266. Acessado em: 23 fev. 2024.
CAETANO, M; LIMA, C. H. L.; CASTRO, A. M. Diversidade sexual, gênero e sexualidades: temas importantes à educação democrática. Colloquium Humanarum, v. 16, n. 3, p. 5-16. 2019. Disponível em: http://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/3179. Acessado em: 20 fev. 2024.
CAMBAÚVA, L. G.; TULESKI, S. C. A pseudoconcreticidade do conceito de subjetividade na Psicologia. Revista de Educação, n. 23, p. 79-90. 2007. Disponível em: https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/171. Acessado em: 22 fev. 2024.
CAMPOS, A. A. S. A Lei Maria da Penha e a sua efetividade. 2008. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialista em Administração Judiciária.) - Universidade Estadual Vale do Acaraú, Fortaleza, 2008.
CARDOSO, N. M. B. Psicologia e relações de gênero: a socialização do gênero feminino na violência conjugal em relação às mulheres. Centro Edelstein de Pesquisas Sociais. p. 260-272. 2008. Disponível em: https://books.scielo.org/id/886qz/pdf/zanella-9788599662878-25.pdf. Acessado em: 17 fev. 2024.
DIAS, M. B. A Lei Maria da Penha na Justiça. 1. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2007.
FERRARINI, N.; MEIRELES, V. H. Por que bichas pretas incomodam? Um estudo teórico-crítico sobre Masculinidades e Subjetividade Social na perspectiva Cultural-Histórica. Revista Brasileira de Estudos da Homocultura, v. 05, n. 16, p. 171-200, jan.-abr., 2022. Disponível em: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rebeh/index. Acesso em: 23. fev. 2024.
FONSECA, P. H. da; MATITZ, Q. R. de S.; CHAERK, K. F. A diversidade humana em estudos de gestão e estratégia: Um estudo bibliométrico. Rev. Bras. Gest. Neg., 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbgn/a/w68jvDYNCXhkDgCnwwXfBHd/. Acessado em: 02 fev. 2022.
FURTADO, O. Psiquismo e subjetividade social. In A. M. Bock, G. M. Gonçalves, & O. Furtado (Orgs.), Psicologia sócio-histórica: uma perspectiva crítica em psicologia 3ª ed., p. 75-93). 2007, São Paulo: Cortez
GONÇALVES, M. C.; GONÇALVES, J. P. Gênero, identidade de gênero e sexualidade: conceitos e determinações em contexto social. Revista Ciências Humanas - Educação e Desenvolvimento Humano. v. 14, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.32813/2179-1120.2021.v14.n1.a600. Acessado em: 20 fev. 2024.
LOURO, G. L. (2014). O gênero da docência. In: Louro, G. L. (Org.). Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 1996, pp.93-114). Petrópolis, RJ: Vozes.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo, SP: Atlas 2003.
MISKOLCI, R. Sexualidade e orientação sexual. In: MISKOLCI, Richard (Org.). Marcas da diferença no ensino escolar. São Carlos: EdUFSCar, 2014. Disponível em:https://www.scielo.br/j/cpa/a/HpP8KjfVXCzfm5wCzKhwgWv/?lang=pt#:~:text=O%20livro%20Marcas%20da%20Diferen%C3%A7a,Universidade%20Federal%20de%20S%C3%A3o%20Carlos. Acessado em: 15 fev. 2024.
MOREIRA, M.I.; FIGUEREDO, B.S. Bicha preta favelada: os marcadores interseccionais na construção da identidade psicossocial. Revista Brasileira de Estudos da Homocultura, v. 5, n. 16, p. 70-96, 2022. Disponível em: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rebeh/index. Acessado em: 23 fev. 2024.
MWEWA, C. M.; ZARBATO, J. A. M. Memórias, subjetividades e diversidades culturais. Rev. Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 17, n. 2, p. 1012-1020. Araraquara-SP, 2022. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16980. Acessado em: 21 fev. 2024.
OLIVEIRA, E. de; SOUZA, M. L. de. Multiculturalismo, diversidade cultural e direito coletivo na ordem contemporânea. Cadernos da Escola de Direito e Relações Internacionais. v. 1, n. 15, p. 121-139, Curitiba-PR, 2011. Disponível em: http://apps.unibrasil.com.br/revista/index.php/direito/article/viewFile/806/69. Acesso em: 22 fev. 2024.
PEREIRA, F. V. M.; CAVALCANTE, J. H. de A. identidades de gênero, diversidade sexual e enfrentamento à lgbtfobia nas aulas de língua inglesa. Revista Interinstitucional Artes de Educar, v. 7, n 1, p. 293-314. 2021. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/54781/37156. Acessado em: 20 fev. 2024.
RAMOS, L. de M.; GROSSI, M. P. Subjetividades na constituição de redes de resistência entre professoras egressas do curso de especialização em gênero e diversidade na escola em Santa Catarina. Escritas: Revista do curso de História de Araguaína. v. 14, n. 2. p. 164-183, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/cadgendiv/article/view/36132/20852. Acessado em: 15 fev. 2024.
SANTANA, V. C.; BENEVENTO, C. T. O conceito de gênero e suas representações sociais. 2013. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd176/o-conceito-de-genero-e-suas-representacoes-sociais.htm>. Acessado em: 20 fev. 2024.
SANTOS, S. M. de M. dos. Luta de classes e a questão da diversidade humana: debate atual e perspectivas político-teóricas. Rev. Trabalho Necessário, v. 17, nº 32, 2019. Disponível em: https://revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/3155. Acessado em: 23 fev. 2024.
SANTOS, S. M. de M. dos. Luta de classes e a questão da diversidade humana: debate atual e perspectivas político-teóricas. Rev. Trabalho Necessário, v. 17, nº 32, 2019. Disponível em: https://revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/3155. Acessado em: 23 fev. 2024.
SCOTT, J.; GENDER, A. Useful Category of Historical Analysis. In: Gender and the Politics of History. New York, Columbia University Press, 1988.
SILVA JR, E. M. A Violência de Gênero na Lei Maria da Penha. Disponível em: <http://www.direitonet.com.br/artigos/x/29/26/2926/>. 2007. Acesso em: 20 fev. 2024.
SILVA, F. G. da. Subjetividade, individualidade, personalidade e identidade: concepções a partir da psicologia histórico-cultural. Psic. da Ed., São Paulo, 2009. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-69752009000100010. Acessado em: 20 fev. 2024.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Rozeli Costa Silva, Luís Távora Furtado Ribeiro
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.