LITERATURA, HISTÓRIA E MEMÓRIA:
ESCRITORES CRONISTAS EM RORAIMA
DOI:
https://doi.org/10.52521/bilros.v11i23.14144Palabras clave:
Literatura, Jornalismo, Materialidades, Gênero literárioResumen
Pretende-se discutir sobre a contribuição de escritores cronistas em Roraima, tomando como exemplo, os escritores Nenê Macaggi e Eliakin Rufino, que se dedicaram a esse tipo de escrita específica para jornal, sobretudo, nos periódicos O Átomo e Folha de Boa Vista. A pesquisa visa discutir as possibilidades e as aplicações de metodologias para a investigar e analisar crônicas de escritores que contribuíram para os principais periódicos dos Estados de Roraima, visando a compreensão de fenômenos sociais, culturais e históricos que levaram esses escritores a escrever em jornais e publicar literatura nos jornais de maior circulação local. Além de realizar uma revisão dos estudos sobre crônica moderna no Brasil, bem como discutir sobre a circulação de textos literários em periódicos evidenciando a relação entre literatura e jornalismo.
Citas
ARRIGUCCI JÚNIOR, Davi. Fragmentos sobre a crônica. Boletim bibliográfico, Biblioteca Mário de Andrade, São Paulo, v. 46, n. 1/4, p. 43-53, jan./dez. 1985.
ARRIGUCCI JÚNIOR, Davi. Fragmentos sobre a crônica. In: ARRIGUCCI JÚNIOR, Davi. Enigma e comentário. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. v. 1.
CANDIDO, Antonio. A vida ao rés-do-chão. In: A crônica: o gênero, sua fixação e suas transformações no Brasil. Campinas; Rio de Janeiro: Ed. da UNICAMP; Fundação Casa de Rui Barbosa, 1992. p. 14-30.
COSTA, Cristiane. Pena de aluguel: escritores jornalistas no Brasil 1904-2004. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
DIMAS, Antonio. A ambiguidade da crônica: literatura ou jornalismo. Littera – Revista para professor de português e literaturas de língua portuguesa. Rio de Janeiro, ano IV, n. 12, set./dez. 1974.
ESMERALDO, Moema. Cidade em fragmentos: imagens urbanas nas crônicas de C.D.A para o Correio da Manhã. Tese (Doutorado em Literatura, Cultura e Contemporaneidade) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
FIGUEIREDO, Vera Follain. Narrativas migrantes: literatura, roteiro e cinema. Rio de Janeiro: PUC-RJ; Editora 7Letras, 2010.
GOMES, Renato Cordeiro. Representações sociais e a crônica, seus suportes e as malhas do tempo: do jornal ao livro. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO – COMUNICAÇÃO, ACONTECIMENTO E MEMÓRIA. Anais… Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2004.
GOFF, Jacques Le. História e memória. Campinas: Editora da Unicamp, 1990.
MACAGGI, Nenê (Maria). A mulher do garimpo: o romance do extremo sertão norte do Amazonas. Boa Vista: Gráfica Real, 2012.
MIBIELLI, Roberto. Metapoética e Estética ou Meta-análise e Exotismo: Questões da Amazônia ou de todas as Periferias? Revista Brasileira de Literatura Comparada, n. 31, 2017.
MOISÉS, Massaud. A crônica. In: A criação literária: prosa. São Paulo: Melhoramentos, 1979.
MORAES, Vinícius de. Para viver um grande amor. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
NEVES, Margarida de Souza. Viajando o Sertão: Luíz da Câmara Cascudo e o solo da tradição. In: NEVES, Margarida de Souza; PEREIRA, Leonardo Affonso de Miranda;
RESENDE, Beatriz (Org.). O Rio de Janeiro e a crônica. In: Cronistas do Rio. Rio de Janeiro: José Olympio, 1995.
RIBAS, Maria. Cristina. Por uma revisão conceitual do gênero crônica: entre a montanha e o rés-do-chão. In: ANAIS CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIC, Campina Grande: Abralic, 2013.
SÁ, Jorge de. A crônica. 3 ed. São Paulo, Ática, 1987. (Coleção Princípios, 5).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Moema de Souza Esmeraldo, Iana dos Santos Vasconcelos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.