UM “GÊNERO MENOR” COMO FONTE HISTÓRICA:

ANÁLISE DA SANTIFICAÇÃO DA MULHER NA CRÔNICA DE OLAVO BILAC

Autor/innen

  • Mirella Ribeiro Pinto UFTM

Schlagworte:

Crônicas, Santificação da Mulher, Olavo Bilac, Primeira República.

Abstract

O presente artigo tem como principal objetivo discutir a importância do uso da crônica como fonte histórica, gênero considerado fruto das páginas dos jornais, que foi sofrendo mudanças ao longo do tempo. Outro ponto a ser analisado no presente texto é sobre a santificação da mulher durante o período da Primeira República, especificamente durante as reformas urbanas e sociais realizadas pelo prefeito Pereira Passos, na cidade do Rio de Janeiro (1902-1906), a partir da análise da crônica de Olavo Bilac publicada na revista “Kosmos” no mês de agosto de 1905.

Autor/innen-Biografie

Mirella Ribeiro Pinto, UFTM

Graduanda em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Realiza pesquisa de Iniciação Científica (sem bolsa) pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Email: mirellaribeiro10@hotmail.com

Veröffentlicht

2022-01-27

Zitationsvorschlag

PINTO, M. R. . UM “GÊNERO MENOR” COMO FONTE HISTÓRICA:: ANÁLISE DA SANTIFICAÇÃO DA MULHER NA CRÔNICA DE OLAVO BILAC. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 5, n. 10, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7838. Acesso em: 22 juli. 2024.